Dinâmica da equipe, satisfação com o trabalho clínico e coordenação do cuidado ao paciente entre profissionais de saúde da atenção primária: um estudo de métodos mistos

SONG, H. ; RYAN, M. ; TENDULKAR, S. ; FISHER, J. ; MARTIN, J. ; PETERS, A. S. ; FROLKIS, J. P.
Título original:
Team dynamics, clinical work satisfaction, and patient care coordination between primary care providers: A mixed methods study
Resumo:

Contexto: O trabalho em equipe é essencial para a prestação de um cuidado de alta qualidade, abrangente e coordenado. Embora exista considerável pesquisa sobre os efeitos do trabalho em equipe nos resultados do cuidado, poucos estudos examinaram de que forma a dinâmica da equipe se relaciona com os resultados da prestação do cuidado.

Objetivo: O objetivo deste estudo foi examinar as relações entre a dinâmica da equipe, a satisfação dos profissionais da atenção primária (PAPs) com o trabalho clínico e a coordenação do cuidado de saúde entre PAPs de 18 clínicas de atenção primária afiliadas à Universidade Harvard e participantes do projeto Harvard’s Academic Innovations Collaborative.

Metodologia: Em primeiro lugar, realizamos um inquérito transversal com todos os 548 PAPs (267 médicos e 281 residentes) que trabalhavam nas clínicas participantes. Destes, 65% responderam. Avaliamos a relação da dinâmica da equipe com a satisfação dos PAPs com o trabalho clínico e a percepção sobre a coordenação do cuidado entre os PAPs, respectivamente. Também avaliamos o potencial efeito mediador da coordenação do cuidado ao paciente sobre a relação entre a dinâmica da equipe e a satisfação com o trabalho. Além disso, incorporamos uma avaliação qualitativa dentro da avaliação quantitativa para atingir um desenho convergente de métodos mistos que nos ajudasse a compreender melhor os nossos resultados e a esclarecer as relações entre as principais variáveis.

Resultados: Uma melhor dinâmica da equipe esteve associada positivamente à satisfação com o trabalho clínico e à qualidade da coordenação do cuidado entre os PAPs. A coordenação mediou parcialmente a relação entre a dinâmica da equipe e a satisfação dos médicos, sugerindo que a maior satisfação depende, em parte, de um melhor trabalho em equipe, gerando um cuidado de saúde mais coordenado. Não observamos esse efeito mediador no caso dos residentes. Os resultados qualitativos sugerem que as fontes de satisfação geradas por uma dinâmica da equipe positiva podem ser mais relevantes para os médicos do que para os residentes.

Implicações para a prática: Uma melhor dinâmica da equipe na atenção primária pode melhorar a satisfação com o trabalho clínico e a coordenação do cuidado entre PAPs. Além de gerar melhores resultados que dizem respeito diretamente aos profissionais do cuidado, as iniciativas para melhorar aspectos da dinâmica da equipe também podem ajudar a resolver dificuldades críticas no planejamento da força de trabalho na atenção primária.

Resumo Original:

Background: Team-based care is essential for delivering high-quality, comprehensive, and coordinated care. Despite considerable research about the effects of team-based care on patient outcomes, few studies have examined how team dynamics relate to provider outcomes.

Purpose: The aim of this study was to examine relationships among team dynamics, primary care provider (PCP) clinical work satisfaction, and patient care coordination between PCPs in 18 Harvard-affiliated primary care practices participating in Harvard's Academic Innovations Collaborative.

Methodology: First, we administered a cross-sectional survey to all 548 PCPs (267 attending clinicians, 281 resident physicians) working at participating practices; 65% responded. We assessed the relationship of team dynamics with PCPs' clinical work satisfaction and perception of patient care coordination between PCPs, respectively, and the potential mediating effect of patient care coordination on the relationship between team dynamics and work satisfaction. In addition, we embedded a qualitative evaluation within the quantitative evaluation to achieve a convergent mixed methods design to help us better understand our findings and illuminate relationships among key variables.

Findings: Better team dynamics were positively associated with clinical work satisfaction and quality of patient care coordination between PCPs. Coordination partially mediated the relationship between team dynamics and satisfaction for attending clinicians, suggesting that higher satisfaction depends, in part, on better teamwork, yielding more coordinated patient care. We found no mediating effects for resident physicians. Qualitative results suggest that sources of satisfaction from positive team dynamics for PCPs may be most relevant to attending clinicians.

Practice Implications: Improving primary care team dynamics could improve clinical work satisfaction among PCPs and patient care coordination between PCPs. In addition to improving outcomes that directly concern health care providers, efforts to improve aspects of team dynamics may also help resolve critical challenges in workforce planning in primary care.

Fonte:
Health Care Management Review ; 42(1): 28-41; 2017. DOI: 10.1097/HMR.0000000000000091.