As histórias que os profissionais clínicos contam: como atingir a alta confiabilidade e melhorar a segurança do paciente

COHEN, D. L. ; STEWART, K. O.
Título original:
The Stories Clinicians Tell: Achieving High Reliability and Improving Patient Safety
Resumo:

O movimento de segurança do paciente foi afetado profundamente por histórias contadas pelos pacientes, que identificaram inúmeras oportunidades para melhorias na segurança. Essas histórias detectaram ineficiências ou disfunções (e possivelmente até falhas) humanas e/ou sistêmicas, frequentemente resultando em danos aos pacientes. Embora as histórias dos pacientes nos digam muito, há um outro tipo de história que não ouvimos com tanta frequência: as histórias dos profissionais clínicos, que nos mostram de que forma os ambientes onde trabalham e as circunstâncias e pressões às quais estão sujeitos podem degradar a segurança do paciente e causar danos a este. Para que a saúde possa se tornar um setor de alta confiabilidade, para melhorar seus processos e atingir os resultados que os pacientes merecem, é preciso que as lideranças e os administradores ouçam e valorizem as contribuições daqueles que estão na linha de frente do cuidado de saúde — tanto os profissionais clínicos como os pacientes. As histórias contadas por profissionais clínicos neste artigo giram em torno de temas como: identificação de incidentes, abertura de informação e transparência, cultura justa, impacto das pressões geradas pela carga de trabalho clínico, deficiências ligadas a fatores humanos, profissionais clínicos como as segundas vítimas, impacto dos comportamentos disruptivos e punitivos, fatores que afetam o moral profissional e falhas pessoais.

Resumo Original:

The patient safety movement has been deeply affected by the stories patients have shared that have identified numerous opportunities for improvements in safety. These stories have identified system and/or human inefficiencies or dysfunctions, possibly even failures, often resulting in patient harm. Although patients' stories tell us much, less commonly heard are the stories of clinicians and how their personal observations regarding the environments they work in and the circumstances and pressures under which they work may degrade patient safety and lead to harm.If the health care industry is to function like a high-reliability industry, to improve its processes and achieve the outcomes that patients rightly deserve, then leaders and managers must seek and value input from those on the front lines-both clinicians and patients. Stories from clinicians provided in this article address themes that include incident identification, disclosure and transparency, just culture, the impact of clinical workload pressures, human factors liabilities, clinicians as secondary victims, the impact of disruptive and punitive behaviors, factors affecting professional morale, and personal failings.

Fonte:
The Permanente journal ; 20(1): 85-90; 2016. DOI: 10.7812/TPP/15-039.
DECS:
anedotas como assunto, segurança do paciente, participação do paciente, melhoria de qualidade