Participação de médicos residentes na notificação de eventos de segurança do paciente: identificação dos principais obstáculos e implementação de um programa piloto

STEWART, D. A. ; JUNN, J. ; ADAMS, M. A. ; SPENCER-SEGAL, J. L. ; PERDONCIN, E. ; LOPEZ, K. ; KIM, C. S.
Título original:
House staff participation in patient safety reporting: identification of predominant barriers and implementation of a pilot program
Resumo:

Objetivos: A notificação de eventos de segurança do paciente (ESPs) é um elemento fundamental para as organizações de saúde que procuram promover a melhoria contínua da qualidade. Embora os médicos residentes costumem prestar a maior parte dos cuidados diretos aos pacientes, seu nível de participação na notificação de ESPs tem sido historicamente baixo. Além disso, como parte do sistema de acreditação "Next" do Accreditation Council for Graduate Medical Education [Conselho de Acreditação para a Educação Médica de Pós-Graduação], as visitas do Clinical Learning Environment Review às instituições avaliam o envolvimento dos residentes na notificação de ESPs em cada instituição acadêmica acreditada. O objetivo deste estudo foi compreender os obstáculos comuns à notificação de ESPs e projetar uma intervenção destinada a aumentar a notificação de ESPs por médicos residentes.

Métodos: Entrevistamos 304 residentes e fellows para avaliar suas atitudes em relação ao sistema de notificação de ESPs e identificar os obstáculos à notificação online de ESPs. Com base nesta análise dos obstáculos, concebemos intervenções piloto junto ao programa de residência em medicina interna e medimos os seus efeitos sobre a notificação de ESPs pelos residentes.

Resultados: Dentre os participantes, 58% nunca haviam notificado um ESP. Dentre os obstáculos identificados, os mais comuns foram o excesso de tempo necessário para fazer uma notificação (38% de todos os entrevistados), a falta de treinamento sobre como ou o que notificar (37%), a falta de retroalimentação ou a ausência de mudanças após a notificação (19%) e a preocupação com repercussões ou com a falta de anonimato (13%). Com base na análise dos obstáculos, preparamos intervenções piloto junto ao programa de residência em medicina interna para educar os residentes sobre a notificação de ESPs, utilizando lembretes em seus e-mails de orientação, slides informativos ao final de conferências descrevendo o que e como notificar, um cartão de bolso com instruções para a notificação e incentivos durante as rondas nas enfermarias por parte dos residentes-chefe e do diretor do programa. Em comparação com as 10 semanas anteriores ao início da intervenção, o número de notificações apresentadas pelos residentes em medicina interna aumentou mais de 2 vezes, de 16 para 37 notificações (p<0,01). Este aumento foi sustentado por 20 semanas, embora as intervenções tenham durado apenas 8 semanas.

Conclusões: Uma intervenção centrada nos residentes, que promoveu uma cultura de incentivo à notificação de ESPs por meio do apoio das lideranças e da educação direcionada, aumentou o número de notificações de ESPs apresentados pelos residentes em medicina interna no nosso sistema de saúde. Os hospitais e sistemas de saúde devem procurar entender os obstáculos comuns à notificação de ESPs neste importante grupo de prestadores de cuidados diretos aos pacientes e aplicar programas educacionais estruturados para incentivar a sua participação. 

Resumo Original:

Objectives: Patient safety event (PSE) reporting is a critical element for healthcare organizations that are striving for continuous quality improvement. Although resident physicians routinely provide the majority of direct patient care, the level of their participation in PSE reporting historically has been low. In addition, as part of the Accreditation Council for Graduate Medical Education's Next Accreditation System, the Clinical Learning Environment Review site visit assesses residents' engagement in PSE reporting at each accredited academic institution. The objective of this study was to understand the common barriers to PSE reporting and design an intervention to increase the number of PSE reports by resident physicians.

Methods: We surveyed 304 residents and fellows to assess attitudes toward the PSE reporting system and identify barriers to submitting online PSE reports. Based on this analysis of barriers, we piloted interventions with the internal medicine residency program and measured their effect on resident PSE reporting.

Results: Of the survey respondents, 58% had never submitted a PSE report. The most commonly identified barriers were too much time required to submit a report (38% of all respondents), lack of education on how or what to report (37%), lack of feedback or change after reporting (19%), and concern for repercussions or lack of anonymity (13%). Based on this analysis of barriers, we piloted interventions with the internal medicine residency program to educate residents about PSE reporting through a reminder message in their orientation e-mail, informational slides at the end of conferences that described what and how to report, a pocket card with reporting instructions, and leadership encouragement during walk rounds by chief medical residents and the program director. Compared with the 10 weeks before the start of the intervention, the number of PSE reports submitted by internal medicine residents more than doubled, from 16 to 37 reports (P < 0.01). This increase in resident PSE reporting was sustained for 20 weeks despite the interventions lasting only 8 weeks.

Conclusions: A resident-driven intervention that fostered a culture of encouragement for PSE reporting through leadership support and targeted education increased the number of PSE reports submitted by internal medicine residents at our health system. Hospitals and health systems should seek to understand the common barriers to PSE reporting from this important group of direct patient care providers and administer structured educational programs to encourage their participation.

Fonte:
Southern medical journal ; 109(7): 395-400; 2016. DOI: 10.14423/SMJ.0000000000000486.