Impacto psicológico e recuperação após o envolvimento em um incidente de segurança do paciente: uma análise de medidas repetidas

GERVEN, E. V. ; BRUYNEEL, L. ; PANELLA, M. ; EUWEMA, M. ; SERMEUS, W. ; VANHAECHT, K.
Título original:
Psychological impact and recovery after involvement in a patient safety incident: a repeated measures analysis
Resumo:

Objetivo: Examinar os aspectos individuais, situacionais e organizacionais que influenciam o impacto psicológico e a recuperação de médicos, enfermeiros e parteiras após o envolvimento em um incidente de segurança do paciente.

Desenho: Estudo transversal retrospectivo baseado em inquéritos com médicos, parteiras e enfermeiros.

Ambiente: Um total de 33 hospitais belgas.

Participantes: Foram incluídos 913 profissionais (186 médicos, 682 enfermeiros, 45 parteiras) envolvidos em um incidente de segurança do paciente.

Desfechos primários: Utilizamos a Escala do Impacto de Eventos [Impact of Event Scale] para medir retrospectivamente o impacto psicológico do incidente de segurança no momento do evento e compará-lo ao impacto psicológico no momento do estudo.

Resultados: Aspectos individuais, situacionais e organizacionais influenciaram o impacto psicológico e a recuperação após o envolvimento em um incidente de segurança do paciente. O impacto psicológico é maior quando os danos sofridos pelo paciente são mais graves, quando os profissionais de saúde se sentem responsáveis pelo incidente e entre profissionais do sexo feminino. O impacto do nível de danos variou entre os profissionais de saúde que lidam diretamente com o paciente. O impacto psicológico é menor entre profissionais mais otimistas. De modo geral, o impacto diminuiu significativamente ao longo do tempo. Este efeito foi mais pronunciado em mulheres e nos profissionais que se sentiram responsáveis pelo incidente. Quanto maior o tempo decorrido desde o incidente, maior a redução do impacto. Além disso, um maior impacto psicológico está relacionado ao uso de estratégias mais ativas e planejadas para lidar com o incidente, e não está relacionado às estratégias baseadas na busca de apoio. O apoio prestado e uma cultura de apoio reduzem o impacto psicológico, enquanto uma cultura de culpabilidade aumenta o impacto psicológico. Não encontramos associações com a experiência de trabalho e a resiliência dos profissionais de saúde, com a presença de equipes ou diretrizes de apoio às segundas vítimas ou com o trabalho numa cultura de aprendizagem.

Conclusões: As organizações de saúde devem prever tais situações, oferecendo aos seus profissionais estruturas de apoio adequadas e oportunas, que sejam adaptadas ao profissional de saúde envolvido no incidente e à situação específica do incidente.

Resumo Original:

Objective: To examine individual, situational and organisational aspects that influence psychological impact and recovery of a patient safety incident on physicians, nurses and midwives.

Design: Cross-sectional, retrospective surveys of physicians, midwives and nurses.

Setting: 33 Belgian hospitals.

Participants: 913 clinicians (186 physicians, 682 nurses, 45 midwives) involved in a patient safety incident.

Main outcome measures: The Impact of Event Scale was used to retrospectively measure psychological impact of the safety incident at the time of the event and compare it with psychological impact at the time of the survey.

Results: Individual, situational as well as organisational aspects influenced psychological impact and recovery of a patient safety incident. Psychological impact is higher when the degree of harm for the patient is more severe, when healthcare professionals feel responsible for the incident and among female healthcare professionals. Impact of degree of harm differed across clinicians. Psychological impact is lower among more optimistic professionals. Overall, impact decreased significantly over time. This effect was more pronounced for women and for those who feel responsible for the incident. The longer ago the incident took place, the stronger impact had decreased. Also, higher psychological impact is related with the use of a more active coping and planning coping strategy, and is unrelated to support seeking coping strategies. Rendered support and a support culture reduce psychological impact, whereas a blame culture increases psychological impact. No associations were found with job experience and resilience of the health professional, the presence of a second victim support team or guideline and working in a learning culture.

Conclusions: Healthcare organisations should anticipate on providing their staff appropriate and timely support structures that are tailored to the healthcare professional involved in the incident and to the specific situation of the incident.

Fonte:
BMJ Open ; 6(8): e011403; 2016. DOI: 10.1136/bmjopen-2016-011403.