Desenvolvimento, implementação e avaliação de uma ferramenta de passagem de casos para melhorar a segurança na cirurgia ortopédica
Objetivo: Desenvolver, implementar e testar o efeito de uma ferramenta de passagem de casos para residentes de um serviço de trauma ortopédico na redução da ocorrência de eventos adversos relacionados à omissão de informações críticas e à transferência de informações errôneas.
Desenho: Os componentes deste projeto incluíram uma revisão da literatura, inquéritos e observações junto aos residentes, o desenvolvimento e aperfeiçoamento de uma lista de verificação (checklist), sua implementação e a avaliação do seu impacto sobre a ocorrência de eventos adversos por meio da revisão de prontuários de uma coorte prospectiva em comparação com um grupo controle histórico.
Ambiente: Um grande hospital universitário.
Participantes: Os resultados de uma revisão da literatura foram apresentados a residentes de ortopedia, epidemiologistas, cirurgiões ortopédicos e especialistas em segurança do paciente em reuniões presenciais, durante as quais desenvolvemos e refinamos o conteúdo de uma ferramenta de passagem de casos para residentes. A ferramenta foi testada em um serviço de trauma ortopédico, e seu impacto sobre a ocorrência de eventos adversos foi avaliado por meio de uma revisão de prontuários. A ferramenta de passagem de casos foi desenvolvida e refinada nas reuniões presenciais e durante a sua implementação-piloto. Coletamos dados sobre eventos adversos em 127 pacientes (n=67 na linha de base, n=60 no período de teste).
Intervenção: Ferramenta de passagem de casos utilizada por residentes de ortopedia.
Desfechos Principais: Eventos adversos em pacientes submetidos à passagem de caso por residentes de trauma ortopédico.
Resultados: Depois de fazer o controle para a idade, o sexo e as comorbidades, os testes com a ferramenta resultaram em menos eventos por pessoa (redução de 25 a 27%, p<0,10).
Conclusões: As evidências preliminares sugerem que a nossa ferramenta para a passagem de casos por residentes pode ajudar a reduzir a ocorrência de eventos adversos em pacientes ortopédicos.
Objective:To develop, implement and test the effect of a handoff tool for orthopaedic trauma residents that reduces adverse events associated with the omission of critical information and the transfer of erroneous information.
Desing: Components of this project included a literature review, resident surveys and observations, checklist development and refinement, implementation and evaluation of impact on adverse events through a chart review of a prospective cohort compared with a historical control group.
Setting: Large teaching hospital.
Participants: Findings of a literature review were presented to orthopaedic residents, epidemiologists, orthopaedic surgeons and patient safety experts in face-to-face meetings, during which we developed and refined the contents of a resident handoff tool. The tool was tested in an orthopaedic trauma service and its impact on adverse events was evaluated through a chart review. The handoff tool was developed and refined during the face-to-face meetings and a pilot implementation. Adverse event data were collected on 127 patients (n = 67 baseline period; n = 60 test period).
Intervention: A handoff tool for use by orthopaedic residents.
Main outcome Measurements: Adverse events in patients handed off by orthopaedic trauma residents.
Results: After controlling for age, gender and comorbidities, testing resulted in fewer events per person (25-27% reduction; P < 0.10).
Conclusions: Preliminary evidence suggests that our resident handoff tool may contribute to a decrease in adverse events in orthopaedic patients.