Sensação de insegurança em serviços de saúde: as perspectivas dos pacientes

KENWARD, L. ; WHIFFIN, C. ; SPALEK, B.
Título original:
Feeling unsafe in the healthcare setting: patients' perspectives
Resumo:

Esta revisão da literatura procurou identificar os fatores que contribuem para que os pacientes se sintam inseguros em serviços de saúde. Realizamos buscas eletrônicas em três bases de dados para examinar artigos publicados entre 2002 e 2016. O desenho utilizou um método modificado de revisão integrativa de Cooper (1982) em cinco etapas. Identificamos 14 artigos, que englobaram sete temas: informação e comunicação, perda de controle, presença de profissionais, cuidado impessoal, pacientes em estado de vulnerabilidade emocional e física, pacientes não levados a sério e a percepção pelos pacientes de que os profissionais não têm experiência, proatividade ou interesse. Os resultados sugerem que, ao manterem um serviço de qualidade para os pacientes, os enfermeiros podem contribuir para reduzir os sentimentos de insegurança e vulnerabilidade dos pacientes. Os pacientes não se sentem inseguros apenas quando ocorrem erros, mas também quando a qualidade dos serviços é visivelmente ruim. Quando a baixa qualidade é percebida como uma indicação de uma possível ameaça, pode contribuir para que os pacientes se sintam inseguros nos serviços de saúde.

Resumo Original:

This literature review aimed to discover the factors that contribute to patients feeling unsafe in the healthcare setting. Electronic searches were undertaken using three databases to examine publications from 2002 to 2016. The design used a modified Cooper's (1982) five-stage integrative review method. Fourteen articles were identified, producing seven themes: information and communication, loss of control, staff presence, impersonal care, patients' vulnerable emotional and physical state, not being taken seriously, and the patient perception of of a lack of staff experience, knowledge, proactivity and interest. The findings suggest that, in maintaining a quality service for patients, nurses can contribute to the reduction of patients' feelings of being unsafe and vulnerable. Patients do not just feel unsafe when errors occur, but also when service quality is noticeably poor. Where lack of quality is perceived as an indication of potential threat, this lack may contribute to patients feeling unsafe within the healthcare setting.

Fonte:
British Journal of Nursing ; 26(3): 143-149; 2017. DOI: 10.12968/bjon.2017.26.3.143.