Conceito e classificação de lesão por pressão: atualização do National Pressure Ulcer Advisory Panel

MORAES, J.T. ; BORGES, E.L. ; LISBOA, C.R. ; CORDEIRO, D.C.O. ; ROSA, E.G. ; ROCHA, N.A.
Resumo:

Objetivo: apresentar na língua portuguesa a terminologia, conceito e descrição dos estágios da lesão por pressão estabelecidos pelo National Pressure Ulcer Advisory Panel em 2016. 

Método: estudo descritivo, reflexivo do tipo ensaio teórico. Para nortear este estudo foi utilizado como matriz o resultado do consenso realizado pelo órgão americano em 2016. 

Resultado: o termo úlcera por pressão passou a ser denominado lesão por pressão, o conceito e a descrição dos estágios da lesão foram alterados. São apresentados detalhamentos das lesões classificadas em Estágio 1: Eritema não branqueável de pele intacta; Estágio 2: Perda de espessura parcial da pele com derme exposta; Estágio 3: Perda total da espessura da pele; Estágio 4: Perda total da espessura da pele e tecido; Lesão por Pressão não Estadiável: cobertura da perda total da espessura da pele e tecido; e Lesão por Pressão Tissular Profunda: vermelho escuro persistente não branqueável, descoloração marrom ou roxa. Descreve ainda as definições adicionais: Lesão por Pressão relacionada a Dispositivos Médicos e Lesão por Pressão em Membrana Mucosa. 

Conclusão: o National Pressure Ulcer Advisory Panel ampliou o conceito e acrescentou novas apresentações da lesão por pressão, informações que podem descrever melhor o comportamento de tais lesões.

Fonte:
Revista de Enfermagem do Centro Oeste Mineiro ; 6(2): 2292-2306; 2016. DOI: 10.19175/recom.v6i2.1423.