Existe uma relação entre o projeto de unidades de enfermagem, as redes de comunicação de profissionais de enfermagem e as quedas de pacientes?

Brewer BB1 ; Carley KM2 ; Benham-Hutchins M3 ; Effken JA1 ; Reminga J2
Título original:
Nursing Unit Design, Nursing Staff Communication Networks, and Patient Falls: Are They Related?
Resumo:

Objetivo:
O objetivo deste estudo foi (1) investigar o impacto do projeto de unidades de enfermagem sobre os padrões de comunicação de profissionais de enfermagem e, em última instância, sobre as quedas de pacientes em unidades de cuidado agudo; e (2) avaliar se as diferenças nas taxas de quedas, se encontradas, estão relacionadas à estrutura física (forma) ou ao tamanho das unidades de enfermagem.
CONTEXTO:
A comunicação entre profissionais de enfermagem e o projeto de unidades de enfermagem estão frequentemente relacionados aos resultados de segurança do paciente, mas sabe-se pouco sobre o impacto dos projetos específicos de unidades de enfermagem sobre os padrões de comunicação entre enfermeiros que podem afetar as quedas de pacientes.
MÉTODO:
Utilizamos um desenho correlacional longitudinal exploratório para medir as estruturas de comunicação em unidades de enfermagem usando técnicas de análise de redes sociais. Coletamos dados 4 vezes em um período de 7 meses. Plantas baixas foram utilizadas para determinar o desenho das unidades de enfermagem. As taxas de quedas foram fornecidas pelos coordenadores hospitalares.
RESULTADOS:
Uma análise de covariância controlada com base nos hospitais revelou uma interação estatisticamente significativa entre a forma e o tamanho das unidades (número de leitos). A interação ocorreu quando unidades em forma retilínea de tamanho médio e grande foram cruzadas com unidades em forma de cruz de tamanho médio e grande.
CONCLUSÃO:
Os resultados sugerem que a forma das unidades de enfermagem afeta os padrões de comunicação entre enfermeiros, e a interação entre a forma e o tamanho pode afetar a ocorrência de quedas de pacientes. A forma como esses padrões de comunicação afetam as quedas de pacientes deve ser considerada ao planejar a construção de hospitais.
PALAVRAS-CHAVE:
estrutura de comunicação; desenho de unidades de enfermagem; quedas de pacientes; análise de redes sociais

Resumo Original:

Abstract
PURPOSE:
The purpose of this research is to (1) investigate the impact of nursing unit design on nursing staff communication patterns and, ultimately, on patient falls in acute care nursing units; and (2) evaluate whether differences in fall rates, if found, were associated with the nursing unit physical structure (shape) or size.
BACKGROUND:
Nursing staff communication and nursing unit design are frequently linked to patient safety outcomes, yet little is known about the impact of specific nursing unit designs on nursing communication patterns that might affect patient falls.
METHOD:
An exploratory longitudinal correlational design was used to measure nursing unit communication structures using social network analysis techniques. Data were collected 4 times over a 7-month period. Floor plans were used to determine nursing unit design. Fall rates were provided by hospital coordinators.
RESULTS:
An analysis of covariance controlling for hospitals resulted in a statistically significant interaction of unit shape and size (number of beds). The interaction occurred when medium- and large-sized racetrack-shaped units intersected with medium- and large-sized cross-shaped units.
CONCLUSION:
The results suggest that nursing unit design shape impacts nursing communication patterns, and the interaction of shape and size may impact patient falls. How those communication patterns affect patient falls should be considered when planning hospital construction of nursing care units.
KEYWORDS:
communication structure; nursing unit design; patient falls; social network analysis

Fonte:
HERD: Health Environments Research & Design Journal ; 11(4): 82-94; 2018. DOI: 10.1177/1937586718779223.