A relevância da diversidade cultural na cultura de segurança: uma análise de dados do sistema CIRS para identificar áreas problemáticas e as competências necessárias para os profissionais em instituições de saúde

Birgit Babitsch ; Lisa Bretz ; Hilke Mansholt ;  Nina-Alexandra Götz
Título original:
The Relevance of Cultural Diversity on Safety Culture: A CIRS Data Analysis to Identify Problem Areas and Competency Requirements of Professionals in Healthcare Institutions
Resumo:

Objetivo: A sociedade e, consequentemente, o sistema de saúde têm se tornado cada vez mais diversificados culturalmente, o que se aplica tanto aos pacientes quanto aos profissionais. Há estudos que indicam a influência da etnia no contexto do cuidado. Com relação a isto, há muito mais conhecimentos sobre a diversidade entre pacientes do que entre profissionais, considerando, por exemplo, o efeito da diversidade cultural nas equipes. O impacto da diversidade cultural na segurança do paciente foi pouco investigado, de modo que, atualmente, não é possível especificar os seus possíveis efeitos nem as medidas e competências necessárias. Como parte do projeto “Competências de design como fatores de inovação em organizações de alta confiabilidade no sistema de saúde” (GIO, na sigla em alemão), pesquisamos estas questões no contexto de um estudo de caso. Dessa forma, realizamos uma análise de dados no sistema CIRS (Critical Incident Reporting System) para identificar áreas problemáticas específicas a fim de derivar competências para a gestão segura da diversidade cultural entre os funcionários. Com esta base, e fazendo o ajuste para o grupo-alvo, será desenvolvido um sistema interativo de gestão da aprendizagem para o treinamento avançado dos profissionais. Métodos: Para o tema da diversidade cultural, realizamos uma análise de casos de segurança do paciente notificados ao sistema CIRS, seguida de uma análise qualitativa do conteúdo sintetizado. A pesquisa sistemática no CIRS se baseou em termos de busca previamente definidos, bem como em critérios de inclusão e exclusão. Resultados: Ao todo, 45 casos foram incluídos na análise. Os resultados podem ser classificados em duas categorias: “Falhas na comunicação” e “Falhas na adaptação às necessidades dos pacientes”. Em geral, a diversidade cultural não foi indicada como uma causa primária ou explícita; em vez disso, geralmente foi apresentada uma combinação de fatores como a razão para a ocorrência de um evento indesejável. Conclusão: A análise de dados do sistema CIRS identificou desafios concretos resultantes da composição intercultural das equipes no contexto do cuidado de saúde. As abordagens de melhoria devem incluir tanto medidas organizacionais como medidas ligadas ao pessoal. No caso destas últimas, é essencial que as competências necessárias sejam identificadas, permitindo assim adaptar o desenvolvimento das competências oferecidas durante a formação inicial e profissional de médicos e enfermeiros em equipes etnicamente diversificadas. 

Palavras-chave: competências necessárias; diversidade cultural; equipes heterogêneas; segurança do paciente; cultura de segurança. 

Resumo Original:

Aim: The society and consequently also the health system have become increasingly culturally diverse which applies to both - patients and professionals. Studies indicate an influence of the ethnicity on the care context. With regard to this, considerably more knowledge is available regarding diversity among patients than among professionals, for example considering the effect of cultural diversity in teams. The impact of cultural diversity on patient safety has barely been investigated which means that potential effects as well as required measures and competencies cannot currently be specified. As part of the project "Gestaltungskompetenz als Innovator für hochzuverlässige Organisationen im Gesundheitssystem" (abbreviation: GIO, "Gestaltungskompetenz as an Innovator for High Reliability Organisations in the Healthcare System") these questions are investigated in the context of a case study. Therefore, a CIRS data analysis was carried out to identify specific problem areas to derive competencies for the safe handling of cultural diversity between employees. On this basis and adjusted to the target group, an interactive learning management system will be developed for the advanced training of professionals. Method: For the topic of cultural diversity, an analysis of the patient safety cases reported in CIRSmedical (Critical Incident Reporting System) was carried out followed by a qualitative summarising content analysis. The systematic search in CIRS was based on previously defined search terms as well as inclusion and exclusion criteria. Results: 45 cases were included in the analysis. The results can be classed into two categories: "(Unsuccessful) communication" and "Unsuccessful adaptation to patient needs". Cultural diversity was not usually named as a primary or explicit cause but usually a combination of several factors was given as the reason for the occurrence of an undesirable event. Conclusion: The analysis of CIRS data identified concrete challenges resulting from the intercultural composition of teams and in the care context. The approaches for improvement should include both, organisational and personnel measures. In case of the latter, it is essential that competency requirements are identified resulting in suited offers for the competence development in the course of initial and professional development training for medical and nursing staff in ethnically diverse teams. 

Keywords: competency requirements; cultural diversity; heterogeneous teams; patient safety; safety culture. 

Fonte:
GMS Journal for Medical Education ; 37(2): 14; 2020. DOI: 10.3205/zma001307.