Programas de mestrado em segurança do paciente e qualidade do cuidado em todo o mundo

Ara Tekian ; Alexander F Infante ; Annette L Valenta
Título original:
Master's Programs in Patient Safety and Health Care Quality Worldwide
Resumo:

OBJETIVOS: Agora que estamos nos aproximando do 20º aniversário do relatório do Institute of Medicine To Err Is Human: Building a Safer Health System, é importante avaliar o progresso que fizemos com relação à segurança do paciente até o momento. Este estudo faz uma revisão de todos os programas de mestrado existentes no mundo e os avalia para determinar as tendências e desacordos. MÉTODOS: Fizemos pesquisas na internet usando termos como “mestrado”, “educação”, “segurança do paciente” e “qualidade do cuidado de saúde”. Entramos em contato com os representantes dos programas para obter dados pertinentes não apresentados nos sites dos programas. RESULTADOS: Existem 25 programas em todo o mundo, dos quais 17 estão na América do Norte. Estes programas são ensinados predominantemente em meio período, e muitos deles oferecem um ambiente on-line para o aprendizado e exigem diferentes níveis de formação prévia. CONCLUSÕES: Os programas apresentaram grandes variações em termos de duração e da estrutura de créditos, bem como nas competências primárias que ensinam. Isto destaca a necessidade de desenvolver padrões a fim de garantir a qualidade de tais programas, como tem sido feito em outros campos profissionais. Este documento apresenta informações referentes a esses programas, incluindo as suas semelhanças, diferenças, tendências e características. A existência e o desenvolvimento de tais programas são primordiais para o progresso futuro no cuidado de saúde, a fim de evitar a ocorrência de erros futuros pelo estudo dos que já ocorreram, melhorando assim a atenção à saúde.
 

Resumo Original:

OBJECTIVES: As we approach the 20th anniversary of the Institute of Medicine's report To Err Is Human: Building a Safer Health System, it is important to assess the progress we have made with respect to patient safety thus far. This study reviews all the existing master's-level degree programs worldwide and assesses them to determine trends and disagreements. METHODS: Web-based searches were performed using phrases such as "masters," "education," "patient safety," and "healthcare quality." Communication with programs representatives was used to obtain pertinent data not represented on the programs' webpages. RESULTS: Twenty-five programs exist worldwide, 17 of which within North America. These programs are predominantly taught in a part-time format, with many providing an online setting for learning and requiring various forms of scholarship. CONCLUSIONS: Programs varied widely in credit hour structure and duration, as well as primary competencies. This highlights the need for the development of program standards to ensure the quality of such programs, as have been developed in other professional fields. Information pertaining to these programs including similarities, differences, trends, and characteristics is detailed in this section. The existence and development of these programs are paramount to future progression in health care, to prevent future errors by studying previous ones, thus improving health care.
 

Fonte:
Journal of Patient Safety ; 2020. DOI: 10.1097/PTS.0000000000000762.