Como melhorar o letramento em saúde sobre segurança do paciente?

Yoon-Sook Kim ; Hyun Ah Kim ; Moon-Sook Kim ; Hyuo Sun Kim ; Mi Jeong Kwak ; Jahae Chun ; Jee-In Hwang
Título original:
How to Improve Patient Safety Literacy?
Resumo:

O objetivo deste estudo comparativo, que utilizou pré-testes e pós-testes, foi analisar a efetividade dos materiais educacionais de segurança do paciente desenvolvidos para os Planos Abrangentes de Segurança do Paciente na Coreia (2018-2022), bem como sugerir maneiras de melhorar o letramento em saúde sobre segurança do paciente. Realizamos entrevistas presenciais sobre temas gerais e relacionados ao letramento em saúde sobre segurança do paciente com 217 pacientes e seus familiares, tratados em três hospitais gerais em Seul e um hospital geral em Gyeonggi-do entre 25 de outubro e 15 de novembro de 2019. Na entrevista, foram feitas perguntas aos pacientes sobre se o material educativo sobre segurança do paciente era “fácil de entender”, se “ajudava na hospitalização segura” e se permitia aos pacientes praticar a segurança do paciente independentemente (“faça você mesmo”). Os efeitos do material educativo foram analisados usando testes t pareados, adotando-se um valor p de 0,05 para a significância. A comparação entre o letramento em saúde sobre segurança do paciente nos pré-testes e pós-testes revelou que, em todos os participantes, houve diferenças significativas nas pontuações das três perguntas citadas acima (“fácil de entender”, “ajuda na hospitalização segura” e “faça você mesmo”). Para melhorar o letramento em saúde sobre segurança do paciente, os materiais educativos devem otimizar a comunicação através de uma melhoria dos conhecimentos, habilidades e atitudes dos pacientes a fim de manter e promover uma vida saudável.
 

Resumo Original:

The aim of this comparative study involving pre- and post-tests was to analyze the effectiveness of patient safety educational materials developed for the Comprehensive Plans for Patient Safety in Korea (2018-2022), and to suggest how to improve patient safety literacy. A face-to-face survey interview comprising items related to general information and patient safety literacy was completed by 217 patients and their families who visited three general hospitals in Seoul and one general hospital in Gyeonggi-do for treatment between 25 October and 15 November 2019. In the interview, the patients were asked questions about whether the patient safety educational materials were "easy to understand," provided "help in safe hospitalization," and enabled patients to practice patient safety independently ("do it yourself"). The literacy of the patient safety educational materials was analyzed using a paired t-test with a p value of 0.05. The comparison between patient safety literacy on pre- and post-tests revealed that among all participants, there were significant differences in "easy to understand," "help in safe hospitalization," and "do it yourself" scores. To improve patient safety literacy, patient education materials need to optimize communication by improving patients' knowledge, skills, and attitudes for maintaining and promoting healthy living.
 

Fonte:
Int J Environ Res Public Health ; 19(17): 7308; 2021. DOI: 10.3390/ijerph17197308.