Efetividade das intervenções de enfermeiros clínicos na redução de erros de medicação em uma enfermaria pediátrica

Albara Alomari RN MSc(Hon) PhD ; Suzanne Sheppard‐Law BN MPH PhD ; Joanne Lewis RN BN MPalC PhD ; Val Wilson PhD RN
Título original:
Effectiveness of Clinical Nurses’ interventions in reducing medication errors in a paediatric ward
Resumo:

Resumo
Objetivos
Avaliar um pacote de intervenções desenvolvido e implementado por enfermeiros com o objetivo de reduzir as taxas de erros e melhorar as práticas de administração de medicamentos pelos enfermeiros.
Contexto
Os erros na administração de medicamentos são um problema em todo o mundo, apesar dos esforços para reduzi-los. Até o momento, a maioria das intervenções se concentrou em elementos isolados do processo de medicação e não envolveu ativamente os enfermeiros no desenvolvimento de soluções.
Desenho
Realizamos um estudo quantitativo de Pesquisa-Ação (PA) com três fases.
Métodos
Na Fase 1, o objetivo foi determinar a situação geral da prática relacionada aos medicamentos. Na Fase 2, procuramos desenvolver e implementar intervenções direcionadas. Durante esta fase, a equipe de pesquisa recrutou seis enfermeiros clínicos pediátricos para participar do projeto de PA. Os enfermeiros clínicos desenvolveram e implementaram 5 intervenções durante esta fase. As intervenções foram avaliadas na Fase 3. Coletamos dados sobre incidentes com a medicação, fizemos auditorias para verificar a adesão à política de medicamentos do hospital e aplicamos o Questionário sobre Atitudes de Segurança. A seguir, realizamos uma análise quantitativa. Seguimos a lista de verificação Standards for QUality Improvement Reporting Excellence (SQUIRE) para relatar os resultados do estudo.
Resultados
Após as intervenções, as taxas de erros de medicação foram reduzidas em 56,9%, apesar de um aumento no número de internações e de medicamentos prescritos. A taxa de erros de medicação por 1000 medicamentos prescritos diminuiu significativamente de 2014 a 2016. Após a intervenção, observou-se uma maior adesão à política de medicamentos pelos enfermeiros. Também observamos melhorias em 5 dos 7 domínios do Questionário sobre Atitudes de Segurança.
Conclusão
A participação dos enfermeiros clínicos neste projeto de Pesquisa-Ação promoveu a reflexão sobre a prática e permitiu desenvolver e implementar um pacote de intervenções que provocou mudanças nas práticas de enfermagem e a subsequente redução nas taxas de erros de administração de medicamentos. O envolvimento ativo dos enfermeiros na pesquisa os empodera para encontrar soluções adaptadas à cultura e ao ambiente de prática.
 

Resumo Original:

Abstract
Aims and objectives
To evaluate a bundle of interventions, developed and implemented by nurses, to reduce medication administration error rates and improve nurses’ medication administration practice.
Background
Medication administration errors are a problematic issue worldwide, despite previous attempts to reduce them. Most interventions to date focus on isolated elements of the medication process and fail to actively involve nurses in developing solutions.
Design
An Action Research (AR) three‐phase quantitative study.
Methods
Phase One aimed to build an overall picture of medication practice. Phase Two aimed to develop and implement targeted interventions. During this phase, the research team recruited six clinical paediatric nurses to be part of the AR Team. Five interventions were developed and implemented by the clinical nurses during this phase. The interventions were evaluated in Phase Three. Data collection included medication incident data, medication policy audits based on hospital medication policy and Safety Attitudes Questionnaire. Quantitative analysis was undertaken. The Standards for QUality Improvement Reporting Excellence (SQUIRE) checklist was followed in reporting this study.
Results
Postimplementing the interventions, medication error rates were reduced by 56.9% despite an increase in the number of patient admissions and in the number of prescribed medications. The rate of medication errors per 1,000 prescribed medications significantly declined from 2014 to 2016. The ward nurses were more compliant with the policy in postintervention phase than preintervention phase. The improvement in SAQ was reported in five of the seven domains.
Conclusion
Clinically based nurse's participation in action research enabled practice reflection, development and implementation of a bundle of interventions, which led to a change in nursing practice and subsequent reduction in medication administration error rates. Active engagement of nurses in research empowers them to find solutions that are tailored to their own practice culture and environment.
 

Fonte:
J Clin Nurs ; 2021. DOI: doi.org/10.1111/jocn.15374.