Mudanças no conteúdo dos pedidos de indenização após a reorganização do cuidado hospitalar de emergência na Dinamarca

Søren Birkeland ; Mikkel Brabrand ; Kim Lyngby Mikkelsen ; Søren Bie Bogh
Título original:
Changes in compensation claim contents following reorganization of emergency hospital care
Resumo:

OBJETIVOS: Estudar os efeitos da reorganização do cuidado sobre o conteúdo dos pedidos de indenização apresentados por pacientes em razão de problemas com a qualidade do cuidado de saúde e a segurança do paciente. DESENHO E AMBIENTES: O cuidado de emergência dinamarquês mudou consideravelmente nas últimas décadas, em parte devido a uma grande reorganização para melhorar a qualidade do cuidado de saúde e a segurança do paciente, assegurando um acesso mais fácil ao tratamento especializado. Analisamos os padrões nos pedidos de indenização para avaliar os efeitos dessas mudanças no sistema de saúde. PARTICIPANTES, INTERVENÇÕES E DESFECHOS PRINCIPAIS: Fizemos a revisão de uma amostra de 1.613 pedidos de indenização à organização Danish Patient Assurance utilizando uma taxonomia padronizada (a Healthcare Complaints Analysis Tool [HCAT]). Usando a análise de tendências, comparamos as proporções de queixas classificadas nos diferentes domínios da ferramenta HCAT, as categorias e subcategorias de problemas antes e depois da reorganização, com ênfase especial no domínio “Problemas clínicos”, que abrange a qualidade do cuidado de saúde e questões ligadas à segurança do paciente. RESULTADOS: Observamos um aumento em comparação com a linha de base nas queixas relacionadas a problemas clínicos (p<0,01), mas este aumento foi menos pronunciado após a reorganização. Esta mudança pareceu ser impulsionada principalmente por uma diminuição nas queixas relacionadas às habilidades dos profissionais clínicos (p=0,03) e à negligência no cuidado de saúde (p=0,01). Entretanto, as queixas ligadas a erros diagnósticos e aos resultados do cuidado demonstraram uma tendência de aumento (não significativa). CONCLUSÕES: A reorganização do cuidado de emergência aparentemente foi acompanhada de uma mudança no conteúdo das queixas, observando-se menos queixas ligadas à negligência no cuidado de saúde e às competências dos profissionais, embora as queixas ligadas a outras questões possam ter se tornado mais comuns. As análises atuais das tendências nos pedidos de indenização devem ser complementadas por estudos sobre os efeitos que utilizem desfechos tradicionais, tais como a mortalidade e as taxas de reinternação.
 

Resumo Original:

OBJECTIVES: To study the effects of the reorganization on patient compensation claim contents relating to health care quality and patient safety. DESIGN AND SETTINGS: Danish emergency care has developed considerably over the past decades, including a major reorganization to improve health care quality and patient safety through ensuring easier access to specialist treatment. Analysis of compensation claim patterns is used to evaluate the effects of such health care system changes. PARTICIPANTS, INTERVENTIONS AND MAIN OUTCOME MEASURES: A sample of 1613 compensation claims to the Danish Patient Assurance organization was reviewed using a standardized taxonomy (the Healthcare Complaints Analysis Tool [HCAT]). Using trend analysis, we compared the proportions of claims categorized under HCAT domains, problem categories and sub-categories before and after the reorganization, with particular emphasis on the 'Clinical problems' domain covering health care quality and patient safety issues. RESULTS: We observed a baseline increase in claims relating to clinical problems (P < 0.01), but this increase was less pronounced following the reorganization. This appeared to be driven mainly by a decrease in claims about clinician skills (P = 0.03) and health care neglects (P = 0.01). However, claims about diagnostic errors and patient outcomes showed a tendency (insignificant) to increase. CONCLUSIONS: Emergency care reorganization apparently has been followed by a shift in claim contents towards fewer claims about health care neglect and staff competencies, although claims about other matters may have become more common. Present analyses of compensation claim trends should be supplemented by effect studies using traditional outcome measures such as mortality and readmission rates.
 

Fonte:
International Journal for Quality in Health Care : Journal of the International Society for Quality in Health Care / ISQua. ; 32: 685–693; 2021. DOI: doi.org/10.1093/intqhc/mzaa131.