FHE nas fronteiras da COVID-19. Fatores humanos/ergonomia para apoiar a comunicação a fim de tornar o cuidado de saúde mais seguro na Itália durante a pandemia de COVID-19

Albolino, S. ; Dagliana, G. ; Tanzini, M. ; Beleffi, E. ; Ranzani, F. ; Flore, E.
Título original:
HFE at the frontiers of COVID-19. Human factors/ergonomics to support the communication for safer care in Italy during the COVID-19 pandemic
Resumo:

A Itália foi o primeiro país depois da China a ser afetado pela COVID-19. Esta emergência de saúde se abateu sobre um país despreparado para lidar com o grande número de pacientes que se dirigiam aos serviços de primeiros socorros para buscar atendimento num contexto em que a saúde comunitária estava quase completamente paralisada. Os fatores humanos e a ergonomia (FHE) podem contribuir de forma prática para melhorar a eficácia da resposta a uma pandemia, trabalhando em várias áreas fundamentais: treinamento, adaptação dos fluxos e processos de trabalho, reestruturação de equipes e tarefas, mecanismos e ferramentas eficazes para a comunicação, envolvimento de pacientes e familiares e aprendizagem a partir das falhas e êxitos. Na Itália, os conhecimentos de FHE proporcionaram aos sistemas de saúde algumas soluções de fácil aplicação (dedicadas particularmente a melhorar a comunicação, o trabalho em equipe e a consciência situacional) a fim de lidar com a necessidade de se adaptar rapidamente a cenários novos e desconhecidos, assegurar a continuidade das informações e da comunicação nos diferentes níveis do sistema de saúde, identificar possíveis perigos através de ferramentas de gestão de riscos, fornecer treinamento através de simulações, organizar briefings e debriefings regulares, melhorar os sistemas de notificação e aprendizagem como uma maneira informal de comunicar eventos adversos e apoiar campanhas de informação e iniciativas de educação para o público. 
© Os autores, 2021. Publicado pela Oxford University Press em nome da International Society for Quality in Health Care. Todos os direitos reservados.
 

Resumo Original:

Italy was the first country after China to be affected by COVID-19. The wave of the emergency found our country unprepared to cope with the surge of patients going to first aid departments to seek assistance in the almost complete paralysis of community health. Human factors and ergonomics (HFE) can effectively contribute to, and improve the effectiveness of, a pandemic response working on several key areas: training, adapting workflows and processes, restructuring teams and tasks, effective mechanisms and tools for communication, engaging patients and families and learning from failures and successes. In Italy, HFE expertise has been able to provide our healthcare systems with some easy-to-realize solutions (particularly dedicated to improving communication, team work and situational awareness) in order to cope with the need for rapid adaptations to new and unknown scenarios: ensuring information and communication continuity in the different levels of the healthcare system; identifying hazard opportunity through risk management tool; providing training through simulation; organizing regular briefing and debriefing; enhancing the reporting and learning system as an informal way of communicating adverse events and supporting information campaign and education initiatives for the public. © 2021 The Author(s) 2021. Published by Oxford University Press on behalf of International Society for Quality in Health Care. All rights reserved.
 

Fonte:
International Journal for Quality in Health Care : Journal of the International Society for Quality in Health Care / ISQua. ; 33(1): 11-12; 2021. DOI: 10.1093/intqhc/mzaa110.