Ambiente de trabalho de enfermeiros e seu impacto sobre as razões para omissões na prestação do cuidado, o clima de segurança e a satisfação no trabalho: um estudo transversal

Carla Klava dos Reis Dutra ; Edinêis de Brito Guirardello
Título original:
Nurse work environment and its impact on reasons for missed care, safety climate, and job satisfaction: A cross-sectional study
Resumo:

Objetivo: Descrever o ambiente de trabalho de enfermeiros e sua relação com as razões para omissões na prestação do cuidado de enfermagem, com o clima de segurança e a satisfação no trabalho.
Desenho: Estudo transversal.
Métodos: O estudo incluiu 219 profissionais de enfermagem selecionados por amostragem de conveniência em dois hospitais universitários entre abril e outubro de 2017. As variáveis utilizadas foram o ambiente de trabalho de enfermeiros, as razões para omissões na prestação do cuidado de enfermagem, o clima de segurança e a satisfação no trabalho, coletadas por meio de instrumentos de medição, sendo então realizadas análises descritivas, correlacionais e comparativas.
Resultados: O ambiente de trabalho dos enfermeiros foi classificado como misto; três subescalas do instrumento obtiveram pontuações que representam um melhor ambiente de trabalho para os enfermeiros, a saber: bases da enfermagem para um cuidado de qualidade, relações respeitosas entre enfermeiros e médicos, e competência, liderança e apoio por parte dos gerentes de enfermagem. As razões mais frequentes para as omissões no cuidado estiveram relacionadas com a disponibilidade de recursos humanos e materiais. Um ambiente de trabalho melhor esteve associado a um alto nível de satisfação no trabalho, melhores percepções sobre o clima de segurança e menos razões para as omissões no cuidado.
Conclusão: Ambientes de trabalho melhores para enfermeiros podem contribuir para melhorar as suas percepções sobre a satisfação no trabalho e o clima de segurança e reduzir as razões para as omissões no cuidado.
Impacto: A liderança autêntica no ambiente de trabalho de enfermeiros ajuda a reduzir as razões para as omissões na prestação do cuidado de enfermagem e a melhorar as percepções sobre o clima de segurança e a satisfação no trabalho. Os gerentes de enfermagem devem avaliar o ambiente de trabalho de enfermeiros e as omissões no cuidado de enfermagem como importantes preditores da qualidade do cuidado prestado aos pacientes.
 

Resumo Original:

Aim: To describe the nurse work environment and its relation to reasons for missed nursing care, safety climate, and job satisfaction.
Design: This was a cross-sectional study.
Methods: Two hundred and nineteen nursing professionals by a convenience sample from two teaching hospitals between April 2017 and October 2017. The variables nurse work environment, reasons for missed nursing care, safety climate, and job satisfaction were collected by measuring instruments, and a descriptive, correlation, and comparative analyses were performed.
Results: The nurse work environment was classified as mixed, with three subscales of the instrument resulting in scores that represented a better nurse work environment, namely: nursing foundations for quality care; collegial nurse-physician relations; and nurse manager ability, leadership, and support. The most frequent reasons for missed care were related to labour and material resources. A better work environment was associated with a high level of work satisfaction, better perception of the safety climate, and fewer reasons for missed care.
Conclusion: Better nurse work environments can contribute to improving nurses' perception of job satisfaction and the safety climate, and to reducing reasons for missed care.
Impact: Authentic leadership in the nurse work environment has implications in terms of reducing the reasons for missed nursing care, improving the perception of the safety climate, and job satisfaction. Nurse managers should evaluate the nurse work environment and missed nursing care as an important predictors of the quality of patient care.

 

Fonte:
Journal of Advanced Nursing ; 2021. DOI: doi.org/10.1111/jan.14764.