Cultura organizacional aberta à aprendizagem em hospitais públicos gregos

Aspasia Goula ; Maria-AggelikiStamouli ; DimitraLatsou ; VasilikiGkioka ; Niki Kyriakidou
Título original:
Learning Organizational Culture in Greek Public Hospitals
Resumo:

Contexto: Uma cultura organizacional aberta à aprendizagem é crucial para a segurança do paciente e para a qualidade do cuidado na saúde pública. O objetivo deste estudo foi avaliar a cultura organizacional de hospitais públicos gregos e sua capacidade para a aprendizagem. Materiais e métodos: Realizamos uma análise transversal em seis hospitais públicos gerais, utilizando uma técnica de amostragem estratificada. Distribuímos um total de 480 questionários entre profissionais da saúde, sendo devolvidos 380 questionários válidos (taxa de resposta de 78%). Para a coleta de dados, utilizamos a versão abrangente do Dimensions of Learning Organization Questionnaire (DLOQ), adaptado e traduzido para o grego. Resultados: A capacidade de aprendizagem da cultura organizacional nas unidades de saúde é muito baixa. Todas as sete dimensões do instrumento de avaliação da cultura organizacional foram inferiores à mediana teoricamente neutra (3,0). Os profissionais da saúde acreditam que a cultura e as práticas de gestão existentes nos hospitais não fomentam nem contribuem para a aprendizagem contínua, que é o aspecto fundamental para o autodesenvolvimento, o desenvolvimento de departamentos e a melhoria do desempenho. Conclusões: Os hospitais públicos gregos precisam adotar diferentes práticas de liderança para facilitar a aprendizagem organizacional. A aprendizagem organizacional se baseia no trabalho colaborativo, uma cultura que envolve a aprendizagem como uma forma de participação nas práticas de trabalho organizacionais. Esta transformação da cultura deve ocorrer em todos os níveis de aprendizagem para que melhores resultados sejam obtidos.

Resumo Original:

Background: A learning organizational culture is crucial to the safety of patients and the quality of public health care. The aim of this study was to assess the learning organizational culture and capacity of Greek public hospitals. (2) Materials and Methods: A cross-sectional analysis was carried out in six public general hospitals and stratified sampling was used as the sampling technique. A total of 480 questionnaires were distributed to health care professionals and 380 valid questionnaires were returned (78% response rate). The comprehensive form of the Dimensions of Learning Organization Questionnaire (DLOQ), which was adapted and translated into Greek, was used for data collection in this survey. (3) Results: The level of learning organizational culture and capacity in the health units are very low. All seven dimensions of the learning organizational instrument are lower than the theoretically neutral median (3.0). Health care employees believe that the hospital's existing culture and management practices do not foster and contribute to continuing learning, which is the fundamental aspect of self-development, department development and performance improvement. (4) Conclusions: Greek public hospitals need to adopt different types of leadership practices and culture in order to be able to facilitate organizational learning. Organizational learning (OL) is based on collaborative working, a culture that encompasses learning as participation in the organizational work practice. This transformation of culture should take place at all levels of learning to enhance results.

Fonte:
Int J Environ Res Public Health ; 18(4): 1867; 2021. DOI: 10.3390/ijerph18041867.