As perspectivas dos pacientes sobre a segurança da medicação: desenvolvimento de um referencial para a segurança da medicação centrado no paciente

Sally J Giles ; Penny J Lewis ; Denham L Phipps ; Faith Mann ; Anthony J Avery ; Darren M Ashcroft
Título original:
Capturing Patients' Perspectives on Medication Safety: The Development of a Patient-Centered Medication Safety Framework
Resumo:

Resumo
Objetivos: Os incidentes de segurança de medicação são comuns na atenção primária, e os referenciais conceituais sobre os fatores contribuintes podem ajudar a compreender as suas causas. Um referencial conceitual elaborado a partir da perspectiva dos pacientes seria vantajoso na prática, ajudando a identificar as percepções dos pacientes sobre a segurança da medicação. O objetivo deste estudo foi desenvolver um referencial conceitual centrado no paciente sobre os fatores contribuintes de incidentes de segurança de medicação.
Métodos: Recrutamos uma amostra intencional de 106 membros do público, pacientes e cuidadores para participar de grupos focais (N = 18). Os grupos focais foram gravados em áudio, transcritos e analisados por meio de um referencial temático. Estabelecemos um grupo para o envolvimento do público e de pacientes a fim de realizar várias funções no processo de pesquisa, incluindo o desenvolvimento do cronograma dos grupos focais, a análise dos dados e a construção de um referencial centrado no paciente sobre os fatores contribuintes para a segurança de medicação, e uma lista de verificação de implementação.
Resultados: Os resultados destacaram a importância da comunicação, disponibilidade de medicamentos e aparelhos, fatores relacionados aos pacientes e cuidadores, fatores relacionados aos profissionais da saúde e sistemas e programas informáticos para o uso seguro de medicamentos. Alguns fatores contribuintes estão relacionados especificamente a pacientes da atenção primária, como o acesso aos serviços e a continuidade do cuidado. Juntamente com a criação de um grupo para o envolvimento do público e dos pacientes, desenvolvemos um referencial conceitual sobre os fatores que, do ponto de vista dos pacientes, contribuem para a ocorrência de incidentes de segurança da medicação na atenção primária, que pode ser usado por pacientes e profissionais da saúde.
Conclusões: O referencial conceitual centrado no paciente para a segurança da medicação e a lista de verificação para a implementação servem como novas ferramentas para examinar os fatores contribuintes de incidentes de segurança da medicação da perspectiva dos pacientes.
 

Resumo Original:

Abstract
Objectives: Medication safety incidents are common in primary care and contributory factors frameworks can assist in our understanding of their causes. A framework that is positioned from the perspective of patients would be advantageous in practice when seeking patient insights into medication safety. The aim of this study was to develop a patient-centered contributory factors framework for examining medication safety incidents.
Methods: A purposive sample of 106 members of the public, patients, and carers were recruited to take part in focus groups (n = 18). Focus groups were audio recorded, transcribed, and analyzed using a thematic framework. A patient and public involvement group was set up to undertake multiple roles in the research process, including the development of the focus group schedule, analysis of the data, and the construction of a patient-centered framework of contributory factors (patient-centered medication safety) and implementation checklist.
Results: The findings highlighted the importance of communication, supplies of medication and appliances, patient- and carer-related factors, healthcare professional factors, and computer systems and programs in the safe use of medicines. Some contributory factors were unique to primary care patients such as access to services and continuity of care. In conjunction with a patient and public involvement group, a framework of factors that patients believe contribute to medication safety incidents in primary care was developed that could be used by patients and healthcare professionals.
Conclusions: The patient-centered medication safety framework and implementation checklist provides a novel tool to examine contributory factors that can lead to medication safety incidents from patients' perspective.
 

Fonte:
Journal of Patient Safety ; 14(4): e324-e339; 2021. DOI: 10.1097/PTS.0000000000000583..