Gerando uma visão futura para a segurança do paciente: um programa-piloto para testar a integração de um currículo de profissionais certificados em segurança do paciente na educação médica de graduação

Lillee S Gelinas ; Conner D Reynolds ; Joshua Lindsley ; Janet Lieto
Título original:
Generating a Future Vision of Patient Safety: A Pilot Program to Test the Integration of Certified Professional in Patient Safety™ Curriculum into Undergraduate Medical Education
Resumo:

Os danos evitáveis relacionados à assistência à saúde resultam em morbidade e mortalidade significativas nos Estados Unidos, custando quase 400 mil vidas de pacientes anualmente. O Institute for Healthcare Improvement oferece recursos educacionais de alta qualidade adaptados a profissionais da saúde. Um desses recursos é o curso de revisão Certified Professional in Patient Safety (CPPS®), que equipa os profissionais com competências avançadas em cinco domínios essenciais da segurança do paciente. A certificação CPPS® é a única certificação interprofissional em ciência da segurança do paciente reconhecida mundialmente. Em 2010, o Instituto Lucian Leape, da National Patient Safety Foundation, descreveu a necessidade fundamental de que os estudantes de medicina também participem das soluções em segurança do paciente. No entanto, estudantes nas fases pré-clínica e clínica da formação médica ainda têm dificuldade em obter certificação equivalente em segurança do paciente. Para resolver este dilema crescente, o Texas College of Osteopathic Medicine (TCOM) foi pioneiro na introdução do curso CPPS® com 10 estudantes de medicina, a fim de testar uma nova abordagem de nível acadêmico para o currículo de segurança do paciente. Os estudantes de medicina demonstraram grandes melhorias de desempenho na fase pós-teste (83,18% ± 26,12%) em comparação com a fase pré-teste (46,46% ± 27,18%) (p<0,001, η(2) (p) = 0,368), adquirindo conhecimentos em todos os domínios de aprendizagem. No exame nacional de certificação, os alunos tiveram uma taxa de aprovação de 90% na primeira tentativa, superando a média nacional atual de 70%. Nos inquéritos de satisfação, os alunos consideraram que o currículo-piloto foi valioso para a sua formação médica e destacaram a importância de uma educação padronizada em segurança do paciente e da certificação CPPS para todos os estudantes de medicina, que aumentou a sua confiança como futuros agentes da mudança no cuidado de saúde. A análise de conteúdo das perguntas abertas revelou três áreas-chave nas quais foram identificadas vantagens e oportunidades para orientar futuras iterações do curso. Este projeto-piloto gera uma visão futura da segurança do paciente, equipando os alunos com conhecimentos fundamentais para melhorar sistematicamente a qualidade do cuidado de saúde.

Resumo Original:

Preventable healthcare-associated harm results in significant morbidity and mortality in the United States, costing nearly 400 000 patient lives annually. The Institute for Healthcare Improvement provides high-quality educational resources tailored for working healthcare professionals. One such resource is the Certified Professional in Patient Safety (CPPS™) review course, which equips professionals with advanced proficiency in 5 core patient safety domains. The CPPS™ certification is the only interprofessional, patient safety science credential recognized worldwide. In 2010, the Lucian Leape Institute at the National Patient Safety Foundation described the critical need for medical students to participate in patient safety solutions as well. However, equivalent patient safety credentialing remains challenging for students in the preclinical and clinical stages of training to obtain. To address this growing dilemma, the Texas College of Osteopathic Medicine (TCOM) piloted the first-of-its-kind CPPS™ course with 10 medical students to test a novel, academic-level approach to patient safety curriculum. Medical students showed large gains in performance on the post-test (83.18% ± 26.12%) compared to the pre-test (46.46% ± 27.18%) (P < .001, η(2) (p) = .368), representing increased knowledge across all learning domains. On the national certification examination, students had a 90% first-time pass rate, exceeding the current national average of 70% for first-time examinees. In satisfaction surveys, students expressed the value of pilot curriculum for their medical training, the importance of similar Patient Safety Education and CPPS certification for all medical students, their confidence as future healthcare change agents. Content analysis of open response questions revealed 3 key areas of strength and opportunity for guiding future iterations of the course. This pilot generates a future vision of patient safety, equipping students with critical knowledge to systematically improve healthcare quality.

Fonte:
J Med Educ Curric Dev ; 8: 23821205211025854; 2021. DOI: 10.1177/23821205211025854. .