Entendendo os processos de diagnóstico em serviços de emergência: um protocolo para estudos de casos de métodos mistos

Michelle Daniel ; SunYoung Park ; Colleen M Seifert ; P Paul Chandanabhumma ; Michael D Fetters ; Eric Wilson ; Andrew B Canvasser
Título original:
Understanding diagnostic processes in emergency departments: a mixed methods case study protocol
Resumo:

INTRODUÇÃO: Os processos diagnósticos no serviço de emergência (SE) envolvem múltiplas interações de pessoas com sistemas informáticos para acessar e registrar informações. Para mitigar os erros, é necessária uma melhor compreensão dos processos diagnósticos. Este artigo descreve um protocolo de estudo para mapear os processos diagnósticos no SE como base para o desenvolvimento de estratégias futuras de mitigação de erros. MÉTODOS E ANÁLISE: Este estudo, a ser realizado em um SE adulto e em um SE pediátrico de um hospital universitário, é um estudo de casos prospectivo de métodos mistos fundamentado num modelo de tomada de decisões diagnósticas específico para o SE (o modelo modificado da National Academies of Sciences, Engineering and Medicine [ED-NASEM]) e em duas teorias cognitivas (teoria do duplo processo e cognição distribuída). As fontes de dados incluem gravações em áudio de interações entre pacientes e equipes de saúde, dados de prontuários eletrônicos, notas de campo de observadores e entrevistas com partes interessadas. Vários métodos de análise qualitativa serão usados para explorar processos diagnósticos in situ, incluindo o fluxo de informações no sistema, interações humano-humano e humano-sistema e fatores contextuais que influenciam a cognição. O estudo tem três partes. A Parte 1 envolve observações de campo prospectivas de pacientes com sintomas indiferenciados e com alto risco de erros de diagnóstico, em que cada paciente é acompanhado durante todo o processo de prestação do cuidado. A Parte 2 envolve a observação de profissionais individuais das equipes de saúde durante um período de quatro horas para observar o seu fluxo de trabalho de diagnóstico, a coordenação das equipes e a comunicação com vários pacientes. A Parte 3 utiliza entrevistas com os principais interessados para entender suas diferentes perspectivas sobre o processo diagnóstico, bem como suas percepções sobre os pontos fortes e vulnerabilidades, a fim de enriquecer o modelo diagnóstico ED-NASEM. ÉTICA E PUBLICAÇÃO: O Conselho de Revisão Institucional da Universidade de Michigan aprovou este estudo, sob o registro HUM00156261. Este trabalho pioneiro ajudará a identificar os pontos fortes e as vulnerabilidades nos processos de diagnóstico. Além disso, fundamentará o futuro desenvolvimento e teste de intervenções voltadas aos pacientes, profissionais e sistemas para mitigar erros e melhorar a segurança do paciente nestes e em outros serviços de emergência. O trabalho será publicado em revistas científicas e em conferências nacionais e internacionais.

Resumo Original:

INTRODUCTION: Diagnostic processes in the emergency department (ED) involve multiple interactions among individuals who interface with information systems to access and record information. A better understanding of diagnostic processes is needed to mitigate errors. This paper describes a study protocol to map diagnostic processes in the ED as a foundation for developing future error mitigation strategies. METHODS AND ANALYSIS: This study of an adult and a paediatric academic ED uses a prospective mixed methods case study design informed by an ED-specific diagnostic decision-making model (the modified ED-National Academies of Sciences, Engineering and Medicine (NASEM) model) and two cognitive theories (dual process theory and distributed cognition). Data sources include audio recordings of patient and care team interactions, electronic health record data, observer field notes and stakeholder interviews. Multiple qualitative analysis methods will be used to explore diagnostic processes in situ, including systems information flow, human-human and human-system interactions and contextual factors influencing cognition. The study has three parts. Part 1 involves prospective field observations of patients with undifferentiated symptoms at high risk for diagnostic error, where each patient is followed throughout the entire care delivery process. Part 2 involves observing individual care team providers over a 4-hour window to capture their diagnostic workflow, team coordination and communication across multiple patients. Part 3 uses interviews with key stakeholders to understand different perspectives on the diagnostic process, as well as perceived strengths and vulnerabilities, in order to enrich the ED-NASEM diagnostic model. ETHICS AND DISSEMINATION: The University of Michigan Institutional Review Board approved this study, HUM00156261. This foundational work will help identify strengths and vulnerabilities in diagnostic processes. Further, it will inform the future development and testing of patient, provider and systems-level interventions for mitigating error and improving patient safety in these and other EDs. The work will be disseminated through journal publications and presentations at national and international meetings.

Fonte:
BMJ Open ; 11(9): 2022. DOI: doi.org/10.1136/bmjopen-2020-044194.