Educação interprofissional em segurança do paciente usando a narração de histórias, erros de medicação ocorridos na vida real e uma plataforma de educação síncrona

Candice L Garwood ; Francine Salinitri ; Diane L Levine
Título original:
Delivering interprofessional patient safety education using storytelling, a real-life medication error, and synchronous online platform
Resumo:

Introdução: A educação interprofissional (EIP) em segurança do paciente tem efeitos positivos sobre a segurança e reduz a ocorrência de erros, mas a sua execução é um processo difícil. Nosso objetivo foi determinar se um programa virtual de EIP, executada ao vivo usando a narração de histórias e a aprendizagem interativa, seria capaz de modificar as percepções dos estudantes sobre a segurança do paciente. Métodos: Executamos um programa de EIP em segurança do paciente envolvendo estudantes de medicina e farmácia, aplicado em uma plataforma virtual síncrona devido à pandemia de COVID-19. O programa utilizou a narração da história de um erro de medicação pelo familiar de um paciente. Após o programa, entre julho e novembro de 2020, aplicamos um inquérito para explorar as perspectivas dos participantes sobre o programa; os dados do inquérito foram então revistos de forma retrospectiva. Agrupamos os resultados quantitativos com base nos cinco componentes do programa. Calculamos as médias das respostas em cada categoria para gerar uma medida resumida das experiências de cada estudante. Avaliamos também o feedback qualitativo a partir de duas perguntas do questionário. Resultados: Analisamos as respostas de 236 questionários (96,7% dos participantes). Uma alta proporção de participantes respondeu favoravelmente a todos os cinco componentes do inquérito. As respostas qualitativas foram amplamente positivas, descrevendo temas como uma maior empatia, mudança de comportamentos e atitudes e a criação de significado. Conclusão: Um programa interativo de EIP em segurança do paciente em uma plataforma virtual, utilizando a narração de um erro de medicação ocorrido na vida real para enquadrar as atividades, foi um método valioso e impactante de educação dos estudantes. 
 

Resumo Original:

Introduction: Interprofessional education (IPE) about patient safety positively impacts safety and reduces errors but is challenging to deliver. We aimed to determine if a synchronous virtual IPE program using storytelling and interactive learning impacted student perceptions about patient safety. Methods: An IPE patient safety program involving medical and pharmacy students was synchronously delivered virtually due to the COVID-19 pandemic. The program was framed using storytelling about a medication error told by a family member. Post-program survey data, exploring participants’ perspectives on the program, collected between July 2020 and November 2020 was retrospectively reviewed. Quantitative results were grouped by the five components of the program. Responses within each category were averaged to generate a summary measure of each student’s experience. Qualitative feedback from two survey questions was evaluated. Results: There were 236 (96.7% of participants) completed surveys included in the analysis. High proportions of participants responded favorably across all five components of the survey. Qualitative responses were largely positive, with themes of increased empathy, behavior, and attitude change, and meaning making. Conclusion: An interactive IPE patient safety program using storytelling about a real-life medication error to frame activities and utilizing a virtual platform was a favorable and impactful method to educate students. 
 

Fonte:
Medical teacher ; 1-7; 2022. DOI: 10.1080/0142159X.2021.2017870..