Comportamentos não profissionais vivenciados pela equipe do hospital: análise qualitativa dos comentários narrativos em uma pesquisa longitudinal em sete hospitais na Austrália

Antoinette Pavithra ; Neroli Sunderland ; Joanne Callen ; Johanna Westbrook
Título original:
Unprofessional behaviours experienced by hospital staff: qualitative analysis of narrative comments in a longitudinal survey across seven hospitals in Australia
Resumo:

CONTEXTO: Comportamentos não profissionais da equipe de saúde têm impactos negativos nos resultados organizacionais, na segurança do paciente e no bem-estar da equipe. O objetivo deste estudo foi realizar uma análise qualitativa das respostas narrativas da pesquisa Longitudinal Investigation of Negative Behaviours (LION) para desenvolver uma compreensão abrangente das experiências da equipe hospitalar com comportamentos não profissionais e seu impacto na equipe e nos pacientes. A pesquisa LION identificou experiências e percepções da equipe relacionadas a comportamentos não profissionais dentro dos hospitais. MÉTODOS: Duas perguntas abertas dentro da pesquisa LION solicitaram descrições de comportamentos não profissionais da equipe em sete hospitais em três estados australianos entre dezembro de 2017 e novembro de 2018. Os entrevistados eram profissionais médicos, de enfermagem, técnicos de saúde, de gestão e de serviços de apoio nos hospitais. Os dados foram analisados qualitativamente usando Análise de Conteúdo Direcionado (ACD). RESULTADOS: Das 5.178 respostas da pesquisa LION, 32% (n = 1636) dos participantes responderam às duas perguntas abertas que abordam as experiências da equipe quanto a comportamentos não profissionais nos hospitais pesquisados. Três temas primários e onze temas secundários foram identificados, abrangendo i) comportamentos não profissionais individuais, ii) impactos negativos de comportamentos não profissionais no bem-estar da equipe, na segurança psicológica e experiência do funcionário, bem como no cuidado, no bem-estar e na segurança do paciente, e iii) fatores organizacionais associados aos comportamentos não profissionais da equipe. CONCLUSÃO: Os comportamentos não profissionais são vivenciados pela equipe do hospital em todos os grupos e funções profissionais. A equipe de profissionais conceitua, percebe e vivencia comportamentos não profissionais de diversas maneiras. Esses comportamentos podem ser entendidos como promulgações que impactam negativamente outros funcionários, pacientes ou os resultados organizacionais da coesão da equipe, eficiência e eficácia do trabalho. Uma percepção de falta de ação organizacional com base nos relatórios existentes e no feedback dos funcionários parece corroer a confiança dos funcionários nos líderes hospitalares e em sua capacidade de abordar e mitigar de forma eficaz os comportamentos não profissionais.

Resumo Original:

BACKGROUND: Unprofessional behaviours of healthcare staff have negative impacts on organisational outcomes, patient safety and staff well-being. The objective of this study was to undertake a qualitative analysis of narrative responses from the Longitudinal Investigation of Negative Behaviours survey (LION), to develop a comprehensive understanding of hospital staff experiences of unprofessional behaviours and their impact on staff and patients. The LION survey identified staff experiences and perceptions related to unprofessional behaviours within hospitals. METHODS: Two open-ended questions within the LION survey invited descriptions of unprofessional staff behaviours across seven hospitals in three Australian states between December 2017 and November 2018. Respondents were from medical, nursing, allied health, management, and support services roles in the hospitals. Data were qualitatively analysed using Directed Content Analysis (DCA). RESULTS: From 5178 LION survey responses, 32% (n = 1636) of participants responded to the two open-ended questions exploring staff experiences of unprofessional behaviours across the hospital sites surveyed. Three primary themes and 11 secondary themes were identified spanning, i) individual unprofessional behaviours, ii) negative impacts of unprofessional behaviours on staff well-being, psychological safety, and employee experience, as well as on patient care, well-being, and safety, and iii) organisational factors associated with staff unprofessional behaviours. CONCLUSION: Unprofessional behaviours are experienced by hospital staff across all professional groups and functions. Staff conceptualise, perceive and experience unprofessional behaviours in diverse ways. These behaviours can be understood as enactments that either negatively impact other staff, patients or the organisational outcomes of team cohesion, work efficiency and efficacy. A perceived lack of organisational action based on existing reporting and employee feedback appears to erode employee confidence in hospital leaders and their ability to effectively address and mitigate unprofessional behaviours.

Fonte:
BMC Health Services Research ; 22(1): 410.; 2022. DOI: 10.1186/s12913-022-07763-3..