Uma área muito negligenciada": Um estudo multicêntrico sobre a exposição autorrelatada de residentes de medicina de emergência às ciências humanas

Kamna S Balhara ; Nathan Irvin ; Korie L Zink ; Sanjay Mohan ; Adriana S Olson ; Sean Tackett ; Emergency Medicine Education Research Alliance (EMERA)
Título original:
A sorely neglected field": A multisite study of self-reported humanities exposure among emergency medicine residents
Resumo:

CONTEXTO: A Association of American Medical Colleges identificou as ciências humanas como fundamentais para a educação médica em todas as especialidades. Evidências oriundas da educação médica de graduação (EMG) demonstram os impactos positivos das ciências humanas sobre resultados que podem ser relevantes para o cuidado do paciente e o bem-estar dos estudantes durante a sua passagem por um programa de residência em medicina de emergência (ME). Entretanto, sabe-se menos sobre o papel das ciências humanas na educação médica de pós-graduação (EMPG). OBJETIVOS: Os objetivos deste estudo foram descrever a exposição autorrelatada dos residentes de ME às ciências humanas e sua relação com a empatia, tolerância à ambiguidade e foco no paciente, bem como avaliar as suas atitudes em relação às ciências humanas na EMPG. MÉTODOS: Realizamos este estudo transversal em seis programas de residência em ME nos EUA nos anos de 2018 e 2019. As análises quantitativas incluíram testes de regressão linear para verificar associações entre a exposição a ciências humanas e resultados, ajustadas por sexo, ano de formação e agrupamento dentro dos programas; realizamos a análise adjunta de respostas em texto livre utilizando uma abordagem exploratória construtivista para identificar temas e pontos de vista sobre o papel das ciências humanas na medicina. RESULTADOS: A taxa de resposta foi de 54,8% (153/279). Ao todo, 65% dos entrevistados foram homens, e 28,1% tinham formação prévia em ciências humanas. A formação anterior em ciências humanas e a exposição autorrelatada atual às ciências humanas estiveram associadas positivamente com o desempenho em subescalas de empatia (p=0,02). Ao todo, 75% (n=114) dos participantes concordaram que as ciências humanas são importantes na EMPG; as respostas em texto livre revelaram que os participantes consideram que as ciências humanas têm impactos positivos na formação integral de profissionais clínicos e na melhoria do cuidado prestado aos pacientes. CONCLUSÕES: O envolvimento com as ciências humanas pode estar associado à empatia entre residentes de ME. Embora a magnitude das associações tenha sido menor do que a observada na EMG, este estudo demonstra o interesse dos residentes pelas ciências humanas e sugere que o envolvimento extracurricular com as ciências humanas pode ser insuficiente para prolongar os impactos positivos observados na EMG. São necessários mais estudos para explorar formas de sustentar estes benefícios através da integração ou inclusão das ciências humanas nos currículos existentes de EMPG.

Resumo Original:

BACKGROUND: The Association of American Medical Colleges has identified the humanities as fundamental to medical education across all specialties. Evidence from undergraduate medical education (UME) demonstrates the humanities' positive impacts on outcomes that could be relevant to patient care and trainee well-being in emergency medicine (EM) residency training. However, less is known about the humanities' role in graduate medical education (GME). OBJECTIVES: The objectives were to describe EM residents' self-reported exposure to the humanities and its relationship with their empathy, tolerance of ambiguity, and patient-centeredness, and to assess their attitudes toward the humanities in GME. METHODS: This cross-sectional survey-based study was conducted at six U.S. EM residency programs in 2018-2019. Quantitative analyses included linear regressions testing for trends between humanities exposures and outcomes, adjusted for sex, year in training, and clustering within programs; adjunct analysis of free-text responses was performed using an exploratory constructivist approach to identify themes about views on the humanities' role in medicine. RESULTS: Response rate was 54.8% (153/279). A total of 65% of respondents were male and 28.1% of respondents had a preceding humanities degree. Preceding humanities degree and current self-reported humanities exposure were positively associated with performance on empathy subscales (p = 0.02). Seventy-five percent (n = 114) of respondents agreed humanities are important in GME; free-text responses revealed perceived positive impacts of humanities on generating well-rounded clinicians and enhancing patient care. CONCLUSIONS: Engagement with the humanities may be associated with empathy among EM residents. Although the magnitude of associations was smaller than that seen in UME, this study demonstrates resident interest in humanities and suggests that extracurricular engagement with the humanities may be insufficient to prolong positive impacts seen in UME. Further research is needed to explore how to sustain these benefits through integration or addition of the humanities in existing GME curricula.

Fonte:
AEM Educ Train ; 6(3): e10772; 2022. DOI: 10.1002/aet2.10772.