Rondas proativas: perspectivas e experiências de enfermeiros e parteiras que trabalham em um grande hospital metropolitano

Gary Blackburn ; Bodil Rasmussen ; Karen Wynter ; Sara Holton
Título original:
Proactive rounding: Perspectives and experiences of nurses and midwives working in a large metropolitan hospital
Resumo:

CONTEXTO: As rondas de Equipes de Resposta Rápida (ERRs) são um elemento fundamental para a segurança e a qualidade do cuidado prestado a pacientes em deterioração. As rondas permitem que os enfermeiros de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) que fazem a ligação com as ERRs identifiquem proativamente os pacientes em deterioração em enfermarias gerais, minimizando o tempo gasto pelos profissionais de enfermagem geral para obter o apoio necessário. OBJETIVO: Este estudo examinou as experiências de enfermeiros e parteiras de um serviço de ligação entre ERRs e UTIs ao realizar rondas proativas, estudando o seu impacto no fluxo de trabalho e na atenção ao paciente, bem como fatores facilitadores e barreiras à utilização do serviço. MÉTODO: Utilizamos uma abordagem de métodos mistos que incluíram um inquérito on-line e entrevistas semiestruturadas com enfermeiros e parteiras em um ambiente de cuidado agudo. RESULTADOS: Ao todo, 52 participantes completaram o questionário on-line e 6 participaram de entrevistas semiestruturadas. Em sua maioria, os participantes que responderam ao questionário consideraram o serviço útil e indicaram que as rondas realizadas pelo serviço de ligação melhoram o cuidado prestado ao paciente. Os participantes também consideraram que as rondas proativas aumentam a confiança dos profissionais e fomentam o estabelecimento de relações quando é utilizado o serviço de ligação com a UTI. As barreiras ao uso do serviço incluíram a falta de apoio fora do horário comercial normal e a dificuldade em obter apoio imediato. CONCLUSÃO: Os enfermeiros e parteiras consideraram que as rondas proativas são benéficas tanto para si próprios quanto para os pacientes e asseguram a identificação de pacientes em deterioração.
 

Resumo Original:

BACKGROUND: Rounding by the Rapid Response team (RRT) is an integral part of safety and quality care of the deteriorating patient. Rounding enables Intensive Care Units (ICU) liaison nurses to proactively identify deteriorating patients in the general wards and minimize the time spent by general nursing staff to call for assistance. OBJECTIVE: The study examined nurses' and midwives' experiences of proactive rounding by a RRT/ICU Liaison service, including the impact on workflow and patient care as well as enablers and barriers to utilization of the service. METHOD: A mixed method approach was used: an online survey and semi-structured interviews with nurses and midwives in an acute care setting. RESULTS: 52 respondents completed the online survey and 6 participated in a semi-structured interviews. The majority of survey respondents found the service useful and indicated that rounding by the ICU Liaison service improves patient care. Participants also believed that pro-active rounding increases staff confidence and builds rapport when utilizing the ICU Liaison service. Barriers to use of the service included the lack of out of normal business hours support and obtaining prompt support. CONCLUSION: Proactive rounding was perceived by nurses and midwives to be beneficial for both themselves and patients, and ensured that deteriorating patients were identified.
 

Fonte:
Australian critical care : official journal of the Confederation of Australian Critical Care Nurses ; 00142-9.; 2022. DOI: 10.1016/j.aucc.2021.09.006..