Modelos de ensino de erro no cuidado de saúde
Resumo: Os erros e no cuidado de saúde são causas relativamente comuns de eventos adversos iatrogênicos evitáveis. Concentramo-nos em modelos de ensino em certos cursos relatados como tendo impactos positivos significativos nos resultados do ensino sobre erros médicos. Todas as organizações de saúde devem estabelecer modelos adequados de ensino sobre segurança do paciente e erros médicos como medida preventiva e como uma estratégia de intervenção precoce. Ensinar estudantes de graduação em medicina e médicos em treinamento a gerenciar e informar erros médicos os ajuda a desenvolver habilidades para toda a vida que podem efetivamente reduzir tais erros. A pesquisa bibliográfica foi realizada em bases de dados internacionais, como PubMed/MEDLINE e Google Scholar, utilizando palavras-chave equivalentes em inglês, no período de 1998 até abril de 2020. A estratégia de busca utilizou os seguintes termos na pesquisa: “Erro(s) médico(s)” E “Ensino”. Dos 40 estudos incluídos, seis foram selecionados para avaliar modelos de treinamento em saúde e de ensino baseado em simulação de erros médicos e segurança do paciente na educação médica de graduação e pós-graduação.
Abstract: Medical errors are relatively common causes of preventable iatrogenic adverse events. We have focused on teaching models in certain courses of study that have been reported to have significant positive impacts on the outcomes of teaching about medical errors. All healthcare organizations must establish suitable models of teaching about patient safety and medical errors as a preventive measure and as an early intervention strategy. Teaching undergraduate medical students and physicians in training how to manage and disclose medical errors helps them develop lifelong skills that can effectively reduce such errors. The literature search was conducted in international databases such as PubMed/MEDLINE and Google Scholar search engine using English equivalent keywords, from 1998 up to April, 2020. The search strategy used the following subject headings terms: "Medical error(s)" AND "Teaching". Out of 40 Studies included, 6 studies were selected to have evaluated models of health care training and simulation based teaching of medical errors and patient safety in undergraduate and postgraduate medical education.