Um programa campeão de segurança do paciente para educadores interprofissionais de saúde: implementação e resultados

Mariko Nowicki ; Benjamin W Berg ; Yuito Okada ; Machiko Saeki Yagi ; Toshiko Tomisawa ; Chikako Kawahara ; Gen Ouchi
Título original:
A Patient Safety Champion Program for Interprofessional Health Care Educators: Implementation and Outcomes
Resumo:

INTRODUÇÃO: Os educadores de saúde são desafiados a ajudar os clínicos a desenvolver competências além de sua formação fundamental. Em sistemas de saúde onde o desenvolvimento profissional contínuo não é parte integrante da prática, os clínicos podem ter poucas oportunidades. Descrevemos o desenho, a implementação e a avaliação de um programa de desenvolvimento profissional em segurança do paciente para que educadores clínicos japoneses adquiram habilidades didáticas de simulação e se tornem Campeões de Segurança do Paciente em suas organizações. MÉTODOS: Métodos mistos foram utilizados em um desenho longitudinal pré/pós-estudo. O modelo de avaliação Kirkpatrick foi usado para avaliar os resultados de um workshop, programa geral, experiências de treinamento no local e impacto como Campeões de Segurança do Paciente. Foram coletados e analisados dados de autoavaliação sobre habilidades e conhecimentos de segurança do paciente, métodos instrucionais de simulação, colaboração interprofissional e liderança. RESULTADOS: Oitenta e nove por cento dos participantes facilitaram o treinamento de segurança do paciente no local dentro de 6 meses após a conclusão do workshop. As habilidades e o aperfeiçoamento do conhecimento foram observados imediatamente após o workshop em quatro categorias: segurança do paciente, métodos instrucionais de simulação, colaboração e comunicação interprofissional e liderança como um campeão de segurança do paciente. Habilidades e conhecimentos aumentaram 6 meses após a facilitação do treinamento de segurança no local. Os escores médios de satisfação do programa variaram de 84% a 92%. As avaliações médias do Campeão de Segurança do Paciente na instituição foram de 4,2 a 4,7 em uma escala de 5 pontos. DISCUSSÃO: Altos níveis de conhecimento, retenção de habilidades e mudança de comportamento são atribuídos à definição de metas, pedagogia orientada para resultados e sessões reflexivas. O modelo Campeão de Segurança do Paciente e a abordagem de aprendizagem experimental deram aos educadores clínicos japoneses em medicina, enfermagem e farmácia a oportunidade de aprender uns com os outros em simulações que refletem o ambiente da prática.
 

Resumo Original:

INTRODUCTION: Health care educators are challenged with helping clinicians develop competencies beyond their foundational training. In health care systems where continuing professional development is not integral to practice, clinicians may have few opportunities. We describe the design, implementation, and evaluation of a professional development program in patient safety for Japanese clinical educators to acquire simulation instructional skills and become Patient Safety Champions at their organizations. METHODS: Mixed methods were used in a longitudinal pre/post study design. The Kirkpatrick evaluation model was used to evaluate outcomes of a workshop, overall program, on-site training experiences, and impact as Patient Safety Champions. Self-assessment data on skills and knowledge of patient safety, simulation instructional methods, interprofessional collaboration, and leadership were collected and analyzed. RESULTS: Eighty-nine percent of participants facilitated on-site patient safety training within 6 months of workshop completion. Skills and knowledge improvement were observed immediately postworkshop in four categories: patient safety, simulation instructional methods, interprofessional collaboration and communication, and leadership as a patient safety champion. Skills and knowledge increased at 6 months after facilitation of on-site safety training. Program mean satisfaction scores ranged from 84% to 92%. Mean Patient Safety Champion in-facility evaluations were 4.2 to 4.7 on a 5-point scale. DISCUSSION: High levels of knowledge, skill retention, and behavior change are attributed to goal setting, outcome-oriented pedagogy, and reflective sessions. The Patient Safety Champion model and experiential learning approach gave Japanese clinical educators in medicine, nursing, and pharmacy an opportunity to learn from each other in simulations reflecting the practice environment.
 

Fonte:
; 42(3): 211-218; 2022. DOI: 10.1097/CEH.0000000000000438..