Os objetivos de aprendizagem sobre a segurança do paciente da Organização Mundial da Saúde ainda estão atualizados? Um estudo de mapeamento de conceito de grupo

Lina Vogt ; Slavi Stoyanov ; Jochen Bergs ; Hanna Schröder ; Hendrik Drachsler ; Martin Klasen ; Saša Sopka
Título original:
Are the World Health Organization's Patient Safety Learning Objectives Still Up-to-Date: A Group Concept Mapping Study
Resumo:

Contexto: O Guia Curricular de Segurança do Paciente da Organização Mundial da Saúde (OMS) define os objetivos de aprendizagem para a segurança do paciente. A implementação atual na educação em saúde é insuficiente. Possíveis explicações podem ser obsolescência e/ou uma mudança nas necessidades. Investigamos se os tópicos abrangentes e os objetivos específicos de aprendizagem do Guia Curricular de Segurança do Paciente da OMS ainda estão atualizados, sua importância atribuída e sua dificuldade percebida de alcançá-los. Métodos: Os especialistas em segurança do paciente e educação médica de 3 países europeus foram convidados a sugerir objetivos de aprendizagem relativos à segurança do paciente usando o mapeamento do conceito de grupo. Seguindo 3 etapas sucessivas, os especialistas classificaram as ideias por importância e dificuldade de alcançá-las. As análises de correlação investigaram a relação entre elas. Tópicos abrangentes dos objetivos de aprendizagem (clusters) foram identificados com análise multivariada. Resultados: Um total de 119 declarações sobre os objetivos de aprendizagem pretendidos sobre a segurança do paciente foi gerado; dessas, 86 permaneceram para triagem e classificação. Com base em análises multivariadas, surgiram 10 tópicos abrangentes (clusters). Tanto os objetivos de aprendizagem quanto os tópicos abrangentes mostraram alta correspondência com o Guia Curricular de Segurança do Paciente da OMS. Fortes correlações surgiram entre as classificações de importância e dificuldade de objetivos de aprendizagem e tópicos abrangentes. Conclusões: Os objetivos de aprendizagem do Guia Curricular de Segurança do Paciente da OMS ainda são relevantes e atualizados. Notavelmente, os objetivos de aprendizagem categorizados como altamente importantes também são percebidos como difíceis de alcançar. Em resumo, a implementação insuficiente nos currículos médicos não pode ser atribuída ao conteúdo dos objetivos de aprendizagem. O foco futuro deve ser sobre como as metas de aprendizagem da OMS podem ser implementadas nos cursos curriculares existentes. 

Resumo Original:

Background The World Health Organization (WHO) Patient Safety Curriculum Guide defines learning objectives for patient safety. Current implementation in healthcare education is insufficient. Possible explanations may be obsolescence and/or a shift in needs. We investigated whether overarching topics and specific learning objectives of the WHO Patient Safety Curriculum Guide are still up-to-date, their attributed importance, and their perceived difficulty to achieve. Methods Experts on patient safety and medical education from 3 European countries were asked to suggest learning objectives concerning patient safety using group concept mapping. Following 3 successive steps, experts rated ideas by importance and difficulty to achieve. Correlation analyses investigated the relationship between those. Overarching topics of the learning goals (clusters) were identified with multivariate analysis. Results A total of 119 statements about intended learning objectives on patient safety were generated, of which 86 remained for sorting and rating. Based on multivariate analyses, 10 overarching topics (clusters) emerged. Both the learning objectives and the overarching topics showed high correspondence with the WHO Patient Safety Curriculum Guide. Strong correlations emerged between importance and difficulty ratings for learning objectives and overarching topics. Conclusions The WHO Patient Safety Curriculum Guide's learning goals are still relevant and up-to-date. Remarkably, learning objectives categorized as highly important are also perceived as difficult to achieve. In summary, the insufficient implementation in medical curricula cannot be attributed to the content of the learning goals. The future focus should be on how the WHO learning goals can be implemented in existing curricular courses. 

Fonte:
Journal of Patient Safety ; 18(8): 731-737; 2023. DOI: 10.1097/PTS.0000000000000993.