Dicas importantes para proporcionar um ambiente de aprendizagem psicologicamente seguro no ambiente clínico

Philip Hardie ; Roisin O'Donovan ; Suzi Jarvis ; Catherine Redmond
Título original:
Key tips to providing a psychologically safe learning environment in the clinical setting
Resumo:

Ter segurança psicológica incorporada nas relações de preceptoria facilita experiências interpessoais e educacionais positivas para os estudantes. A segurança psicológica refere-se à crença de um aluno sobre se é ou não seguro para ele correr riscos interpessoais, como fazer perguntas, compartilhar uma ideia de melhoria ou se manifestar para manter a segurança do paciente. Ter segurança psicológica leva à colaboração, experiências positivas de aprendizado do aluno e cuidado efetivo do paciente. Este artigo apresenta as principais diretrizes para os preceptores fornecerem um ambiente de aprendizagem psicologicamente seguro para seus alunos. As diretrizes se enquadram em quatro categorias: 1) antes de conhecer os alunos, 2) primeiro encontro com os alunos, 3) relacionamento contínuo com os alunos e 4) regras gerais. Essas diretrizes são informadas pela literatura atual sobre segurança psicológica e preceptoria e pela experiência clínica dos autores em preceptoria de enfermagem. Conceituamos segurança psicológica em uma preceptoria de enfermagem para que os preceptores denotem a experiência de inclusão, empoderamento e bem-estar dos alunos dentro do ambiente social, cultural e físico de aprendizagem clínica. Um atributo crucial para cultivar um ambiente psicologicamente seguro envolve ser um preceptor acessível e disponível. 
 

Resumo Original:

Having psychological safety embedded in preceptorship relationships facilitates positive interpersonal and educational experiences for students. Psychological safety refers to a student’s belief as to whether or not it is safe for them to take interpersonal risks, such as asking questions, sharing an idea for improvement or speaking up to maintain patient safety. Having psychological safety leads to collaboration, positive student learning experiences and effective patient care. This article presents key guidelines for preceptors to provide a psychologically safe learning environment for their students. Guidelines fall under four categories 1) before meeting students, 2) first meeting students, 3) continued relationship with students, and 4) general rules. These guidelines are informed by current literature on psychological safety and preceptorship and the author's clinical expertise in nursing preceptorship. We conceptualise psychological safety in a nursing preceptorship for preceptors to denote the experience of inclusivity, empowerment, and well-being of students within the social, cultural and physical clinical learning environment. A crucial attribute to cultivating a psychologically safe environment involves being an accessible and approachable preceptor. 
 

Fonte:
BMC Med Educ ; 22(1): 816.; 2023. DOI: 10.1186/s12909-022-03892-9..