Melhoria da segurança do paciente: envolvimento de estudantes no aprendizado em equipes interprofissionais

Antonia J. Clarke ; Annette Burgess ; Christie van Diggele ; Jacqueline Bloomfield
Título original:
Improving Patient Safety: Engaging Students in Interprofessional Team-Based Learning (TBL)
Resumo:

Sistemas de saúde complexos e decisões clínicas ambíguas podem resultar em erros no cuidado de saúde que ameaçam a segurança do paciente. É necessário melhorar a conscientização sobre os erros em diversas disciplinas de saúde. Utilizamos o aprendizado baseado em equipes (ABE) para fazer o teste-piloto de um módulo interprofissional de segurança do paciente para estudantes de profissões da saúde nos últimos anos da faculdade. Avaliamos o uso do ABE no contexto interprofissional e seus efeitos sobre o aprendizado dos alunos. O estudo contou com a participação de 27 estudantes de farmácia (n=11), enfermagem (n=8) e medicina (n=8). Os dados foram coletados através de questionários, grupos focais, observação das aulas e com as notas das provas às quais os alunos foram submetidos. Os dados quantitativos foram analisados usando estatísticas descritivas. Utilizamos a análise de referencial para codificar os dados qualitativos, usando o capital social como um referencial conceitual. Ao todo, 26 dos 27 participantes (96%) preencheram o questionário, e 20 dos 27 (70%) participaram dos grupos focais. Não houve diferenças significativas nos conhecimentos prévios entre as disciplinas. O módulo de ABE enriqueceu o ambiente de aprendizado e permitiu que os alunos se preparassem, resolvessem problemas e interagissem com os facilitadores. A pedagogia de ABE e o quadro interprofissional permitiram o desenvolvimento de capital social entre os alunos. O módulo demonstrou o potencial da educação interprofissional para alterar os conhecimentos e atitudes em direção a uma maior valorização das questões de segurança do paciente e para preparar melhor os estudantes para o mercado de trabalho. A pedagogia de ABE facilitou o compartilhamento de conhecimentos e promoveu a colaboração entre as disciplinas. Notas dos autores: 1. O treinamento interprofissional na educação universitária pode melhorar a segurança do paciente. 2. O referencial de ABE permite que os alunos aprendam por meio da preparação, prática e resolução de problemas, com discussões dentro e fora das equipes. 3. Este módulo de segurança do paciente promoveu a colaboração interprofissional e examinou os papéis, práticas e vieses existentes nas diferentes disciplinas. 4. Utilizamos o capital social para descrever e compreender como os estudantes se beneficiam da participação em uma rede social, o que serve como abordagem valiosa para analisar os métodos educacionais. 5. Durante o desenvolvimento de atividades interprofissionais baseadas em casos, é importante utilizar casos clínicos que sejam relevantes para todas as disciplinas. 

Resumo Original:

Complex healthcare systems and ambiguous clinical decisions can result in medical errors which threaten patient safety. There is a need for improved awareness of medical errors across healthcare disciplines. We utilised team-based learning (TBL) to pilot an interprofessional patient safety module for senior health professional students. We evaluated the use of TBL within the interprofessional context to achieve student learning outcomes. Twenty-seven students from pharmacy (n=11), nursing (n=8) and medicine (n=8) faculties participated. Data were collected via questionnaires, focus groups, class observation and student test scores. Quantitative data were analysed using descriptive statistics. Framework analysis was used to code qualitative data using social capital as a conceptual framework. In total, 26/27 (96%) of participants completed the questionnaire and 20/27 (70%) attended focus groups. There was no significant difference in prior knowledge between the disciplines. The TBL module enriched the learning environment and enabled students to prepare, problem-solve and interact with facilitators. The TBL pedagogy and interprofessional framework enabled the development of social capital among students. The module demonstrated the potential of interprofessional education to shift knowledge and attitudes towards a greater appreciation of patient safety issues and better prepare health professional students for the workforce. The TBL pedagogy strengthened knowledge sharing and fostered collaboration across disciplines. Practitioner Notes 1. Dedicated interprofessional training at the university education level can improve patient safety. 2. The TBL framework enables student learning through preparation, practice, and problem-solving with intra-and inter-team discussion. 3. This patient safety module promoted interprofessional collaboration and examined existing roles, practices, and biases of other disciplines. 4. Social capital is used to describe and understand how individuals benefit from participating in a social network and offers a valuable lens to analyse educational methods. 5. When designing interprofessional case-based activities, care must be taken to ensure the clinical case is relevant to all disciplines. 

Fonte:
Researchgate ; 2023. DOI: 10.53761/1.20.5.11.