Dia Mundial da Segurança do Paciente 2024

Autor institucional: 
Organização Mundial da Saúde

Com o tema 'Melhorar o diagnóstico para a segurança do paciente', campanha deste ano da Organização Mundial da Saúde pede esforços conjuntos para reduzir significativamente os erros de diagnóstico. Confira as iniciativas do Proqualis nessa aliança global

O Dia Mundial da Segurança do Paciente, um dos dias mundiais de saúde pública da Organização Mundial da Saúde (OMS), prossegue com sua missão em 2024. Estabelecido em 2019 pela septuagésima segunda Assembleia Mundial da Saúde por meio da adoção da resolução WHA72.6 - "Ação global sobre segurança do paciente" e comemorado anualmente em 17 de setembro, o Dia Mundial da Segurança do Paciente é a pedra angular da ação para promover a saúde e a segurança em todo o mundo. Ele se baseia firmemente no princípio fundamental da medicina – “primeiro, não causar dano”. Os seus objetivos são aumentar a conscientização e o envolvimento do público, melhorar a compreensão e trabalhar em prol da solidariedade global e da ação dos Estados-Membros para promover a segurança dos pacientes. A cada ano, um novo tema é selecionado para o Dia Mundial da Segurança do Paciente a fim de destacar uma área prioritária de segurança do paciente que precisa de ação urgente e conjunta.

Reconhecendo a importância crítica de diagnósticos corretos e oportunos para garantir a segurança do paciente, "Melhorar o diagnóstico para a segurança do paciente" foi selecionado como o tema para o Dia Mundial da Segurança do Paciente 2024. A Resolução WHA72.6 e o Plano de Ação Global de Segurança do Paciente 2021-2030 destacam a necessidade de garantir a segurança dos processos de diagnóstico. O plano de ação global incentiva os países a adotar estratégias que reduzam os erros de diagnóstico, que muitas vezes surgem de uma combinação de fatores cognitivos e sistêmicos que afetam o reconhecimento dos principais sinais e sintomas dos pacientes e a interpretação e comunicação dos resultados dos exames. Um erro de diagnóstico é a incapacidade de estabelecer uma explicação correta e oportuna do problema de saúde de um paciente, o que pode incluir diagnósticos atrasados, incorretos ou perdidos, ou uma falha em comunicar essa explicação ao paciente. A magnitude dos erros de diagnóstico é imensa, representando quase 16% dos danos evitáveis nos sistemas de saúde. Como é provável que a maioria dos adultos enfrentará pelo menos um erro de diagnóstico em sua vida, é necessário um trabalho substancial para melhorar a segurança dos processos de diagnóstico.

Através do slogan ‘Diagnóstico correto, paciente seguro’, a OMS pede esforços conjuntos para reduzir significativamente os erros de diagnóstico por meio de intervenções multifacetadas enraizadas no pensamento sistêmico, nos fatores humanos e no engajamento ativo dos pacientes, de suas famílias, dos profissionais de saúde e dos líderes da área de saúde. Essas intervenções incluem, entre outras ações, a obtenção de um histórico completo do paciente, a realização de um exame clínico minucioso, a ampliação do acesso a exames diagnósticos, a implementação de métodos para medir e analisar erros diagnósticos, além da adoção de soluções baseadas em tecnologia.

Objetivos do Dia Mundial da Segurança do Paciente 2024

1.    Aumentar a conscientização global sobre os erros de diagnóstico que contribuem para o dano ao paciente e enfatizar o papel fundamental do diagnóstico correto, oportuno e seguro na melhoria da segurança do paciente.
2.    Dar destaque à segurança diagnóstica na política de segurança do paciente e na prática clínica em todos os níveis de atenção à saúde, alinhando com o Plano de Ação Global de Segurança do Paciente 2021-2030.
3.    Promover a colaboração entre formuladores de políticas, líderes da área de saúde, profissionais de saúde, organizações de pacientes e outros atores envolvidos no avanço do diagnóstico correto, oportuno e seguro.
4.    Capacitar pacientes e famílias a se envolverem ativamente com os profissionais de saúde e líderes da área de saúde para melhorar os processos de diagnóstico.

Trabalhando juntos para tornar os cuidados de saúde mais seguros

O Dia Mundial da Segurança do Paciente 2024 propõe uma ampla gama de atividades, como campanhas nacionais, atividades de mídia social, eventos técnicos e promocionais, a serem organizados no dia 17 de setembro e em datas próximas. A marca registrada da campanha – iluminar monumentos icônicos, locais de referência e locais públicos na cor laranja – continuará. A OMS convida todos os atores envolvidos a participar da campanha global, iluminar o mundo em laranja no dia 17 de setembro e tomar medidas concretas para a realização da segurança do diagnóstico.

Para obter mais informações sobre a campanha e as atividades propostas, visite a página do evento Dia Mundial da Segurança do Paciente 2024 da OMS e o Site de Segurança do Paciente da OMS
 

Ações do Proqualis

O Proqualis participa, mais uma vez, da campanha pelo Dia Mundial da Segurança do Paciente, promovendo diversas ações ao longo do mês de setembro, como a realização de webinares e a seleção e publicação de materiais relevantes o tema da prevenção do erro de diagnóstico, com o objetivo de apoiar o trabalho dos profissionais de saúde e o aprimoramento dos serviços de saúde. Confira os conteúdos na lista a seguir (clique nos links para acessá-los):

- Webinar ‘Melhorar o diagnóstico para a segurança do paciente’, realizado em 11/09/2024

- Webinar ‘Diagnóstico tardio do câncer no Brasil’

- Destaques 15 anos Proqualis: coletânea de materiais sobre prevenção de erro de diagnóstico

Destaques 15 anos Proqualis: coletânea de materiais sobre diagnóstico precoce e manejo da sepse

- Guia ‘Medida Dx: Um recurso para identificar, analisar e aprender com eventos de segurança diagnóstica’

- Infográfico ‘Medida Dx: Tornando a segurança do diagnóstico sua prioridade de medição’

- A lista de verificação Safer DX: Dez práticas organizacionais de alta prioridade para excelência diagnóstica

- Aprendendo com a Pesquisa de Cultura de Segurança Diagnóstica da AHRQ em um sistema de cuidados terciários de saúde no Brasil: um estudo de caso

- O que é excelência em diagnóstico? Série de podcasts da AJR sobre excelência e erro de diagnóstico, episódio 1

- Compreendendo erros de diagnóstico: série de podcasts da AJR sobre excelência e erro de diagnóstico, episódio 2