Lições de melhoria da qualidade aprendidas com a implementação nacional do “Eventos de segurança dos pacientes nos cuidados comunitários: Guia de notificação, investigação e melhoria”
Objetivo: Avaliar a implementação nacional de um Guia projetado para padronizar as práticas de segurança nos cuidados prestados e comprados pela Veterans Health Administration (VA) e identificar as lições aprendidas e estratégias para melhorá-los. Fontes de dados e ambiente de estudo: Coletamos dados qualitativos de participantes-chave em 18 instalações da VA em diferentes regiões geográficas, distribuídas por 17 Redes Integradas de Serviços para Veteranos (VISNs). Desenho do estudo: Conduzimos entrevistas semiestruturadas de 2019 a 2022 com Oficiais de Segurança do Paciente e gerentes de segurança e qualidade do paciente nas instalações da VA e com profissionais da VA Facility Community Care (CC) para avaliar as lições aprendidas, examinando os fatores contextuais organizacionais que influenciaram a implementação do Guia com base na Estrutura Consolidada para Pesquisa de Implementação (Consolidated Framework for Implementation Research, CFIR). Métodos de coleta e extração de dados: As entrevistas foram conduzidas virtualmente com 45 funcionários das instalações e 10 oficiais de segurança do paciente da VISN. Usando a análise de conteúdo dirigida, identificamos os fatores do CFIR que afetaram a implementação. Esses fatores foram mapeados para a estratégia ERIC (Expert Recommendations for Implementing Change) para identificar as lições que poderiam ser úteis aos nossos parceiros operacionais na melhoria dos processos de implementação. Fizemos várias reuniões com nossos parceiros para discutir os resultados e planejar as próximas etapas. Resultados principais: Identificamos seis construtos do CFIR como fatores facilitadores e barreiras na implementação do Guia: (1) planejamento para a implementação, (2) engajamento dos principais detentores de conhecimentos, (3) recursos disponíveis, (4) redes e comunicações, (5) cultura e (6) políticas externas. Dois construtos do CFIR foram identificados apenas como barreiras: (1) cosmopolitismo e (2) execução da implementação. Conclusão: Nossos resultados sugerem várias lições importantes: (1) engajar todos os colaboradores envolvidos na implementação, (2) garantir que os usuários finais tenham a oportunidade de dar feedback, (3) descrever claramente o propósito e as responsabilidades dos colaboradores desde o início, (4) comunicar as informações de forma ampla e repetida e (5) identificar possíveis sinergias entre as diversas prioridades. Esta avaliação ajudará os nossos parceiros e os líderes da VA a determinar as próximas etapas e estratégias para melhorar a implementação do Guia por meio da colaboração com os profissionais da VA.
OBJECTIVE: To evaluate nationwide implementation of a Guidebook designed to standardize safety practices across VA-delivered and VA-purchased care (i.e., Community Care) and identify lessons learned and strategies to improve them. DATA SOURCES AND STUDY SETTING: Qualitative data collected from key informants at 18 geographically diverse VA facilities across 17 Veterans Integrated Services Networks (VISNs). STUDY DESIGN: We conducted semi-structured interviews from 2019 to 2022 with VISN Patient Safety Officers (PSOs) and VA facility patient safety and quality managers (PSMs and QMs) and VA Facility Community Care (CC) staff to assess lessons learned by examining organizational contextual factors affecting Guidebook implementation based on the Consolidated Framework for Implementation Research (CFIR). DATA COLLECTION/EXTRACTION METHODS: Interviews were conducted virtually with 45 facility staff and 10 VISN PSOs. Using directed content analysis, we identified CFIR factors affecting implementation. These factors were mapped to the Expert Recommendations for Implementing Change (ERIC) strategy compilation to identify lessons learned that could be useful to our operational partners in improving implementation processes. We met frequently with our partners to discuss findings and plan next steps. PRINCIPAL FINDINGS: Six CFIR constructs were identified as both facilitators and barriers to Guidebook implementation: (1) planning for implementation; (2) engaging key knowledge holders; (3) available resources; (4) networks and communications; (5) culture; and (6) external policies. The two CFIR constructs that were only barriers included: (1) cosmopolitanism and (2) executing implementation. CONCLUSIONS: Our findings suggest several important lessons: (1) engage all collaborators involved in implementation; (2) ensure end-users have opportunities to provide feedback; (3) describe collaborators' purpose and roles/responsibilities clearly at the start; (4) communicate information widely and repeatedly; and (5) identify how multiple high priorities can be synergistic. This evaluation will help our partners and key VA leadership to determine next steps and future strategies for improving Guidebook implementation through collaboration with VA staff.