Liderando a qualidade e a segurança na linha de frente: um estudo de caso com líderes de departamentos em instituições de longa permanência
Objetivo: O papel dos líderes do setor da saúde está se tornando cada vez mais complexo, envolvendo uma grande responsabilidade pelos pacientes e funcionários e pela qualidade dos serviços prestados. Este estudo examinou as barreiras e os fatores facilitadores que os líderes de departamentos em instituições de longa permanência (ILPs) enfrentam ao gerenciar sua dupla responsabilidade nas áreas da Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA) e da Qualidade e Segurança do Paciente (QSP). Metodologia: Estudo de caso com coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas com 16 líderes de departamentos em cinco municípios da Noruega. Os dados foram analisados através de uma análise de conteúdo qualitativa. Resultados: A análise de dados demonstrou quatro temas que ilustram as barreiras e fatores facilitadores que os líderes de departamentos encontram ao lidar com sua dupla responsabilidade por SSMA e QSP: Capacidade temporal: a importância de ter tempo suficiente para criar um ambiente de trabalho que promova a saúde e a segurança do paciente. Capacidade relacional: As relações afetam o processo de trabalho e os resultados. Competência profissional: A competência afeta a segurança do paciente e as estratégias de liderança. Estrutura organizacional: As estruturas organizacionais influenciam o gerenciamento dessa dupla responsabilidade. Conclusão: As evidências deste estudo mostram que fatores contextuais externos (tais como legislação e finanças) e fatores internos (tais como relações e expectativas) atuam como barreiras e fatores facilitadores quando os líderes de departamentos assumem sua dupla responsabilidade de SSMA e QSP. Entre esses fatores, as relações foram identificadas como o mais significativo.
Purpose: The role of healthcare leaders is becoming increasingly complex, and carries great responsibility for patients, employees, and the quality of service delivery. This study explored the barriers and enablers that department leaders in nursing homes encounter when managing the dual responsibilities in Health, Safety and Environment (HSE) and Quality and Patient Safety (QPS). Methodology: Case study design with data collected through semi structured interviews with 16 department leaders in five Norwegian municipalities. We analyzed the data using qualitative content analysis. Results: Data analysis resulted in four themes explaining what department leaders in nursing homes experience as barriers and enablers when handling the dual responsibility of HSE and QPS: Temporal capacity: The importance of having enough time to create a health-promoting work environment that ensures patient safety. Relational capacity: Relationships have an impact on work process and outcomes. Professional competence: Competence affects patient safety and leadership strategies. Organizational structure: Organizational frameworks influence how the dual responsibilities are handled. Conclusion: Evidence from this study showed that external contextual factors (eg, legislations and finances) and internal factors (eg, relationships and expectations) are experienced as barriers and enablers when department leaders are enacting the dual responsibility of HSE and QPS. Of these, relationships were found to be the most significant contributor.