Identificando os riscos do paciente hospitalizado

LIMA, L. F. ; LEVENTHAL, L. C. ; FERNANDES, M. P. P.
Resumo:

Objetivo: Identificar os riscos notificados em uma instituição pública e conhecer os principais riscos dos pacientes na opinião dos enfermeiros.

Métodos: Estudo retrospectivo, descritivo e exploratório. A pesquisa foi desenvolvida em um hospital do município de Taboão da Serra, em São Paulo. Fizeram parte deste estudo todos os enfermeiros atuantes nas áreas assistenciais que consentiram em participar da pesquisa. Concomitantemente, foram levantados os registros de eventos sentinela ocorridos no período de Julho de 2006 a Julho de 2007.

Resultados: Foram notificados 440 eventos sentinela. Os principais riscos foram: queda do paciente, erro de medicação e úlcera por pressão. Foram entrevistados 65 enfermeiros, que relataram também a queda de paciente, erros de medicação e úlcera por pressão como principais riscos.

Conclusões: As avaliações dos riscos e a implementação de ações preventivas eficazes são indispensáveis para garantir a segurança do paciente. O envolvimento da equipe multidisciplinar é um dos passos para o sucesso desse processo.

Fonte:
Instituto de Ensino e Pesquisa Albert Einstein ; 6(4): 434-438; 2008.
DECS:
vigiláncia de evento sentinela, gestão de riscos, úlcera por pressão, erros de medicação