Abertura de informação de incidentes ocorridos com pacientes: uma revisão abrangente

YARDLEY, I. E. ; COATES, H. M. ; O'CONNOR, E.
Título original:
Disclosure of patient safety incidents: a comprehensive review
Resumo:

Objetivo: Os eventos adversos são cada vez mais reconhecidos como uma fonte de danos aos pacientes. Quando tais danos ocorrem, surgem problemas na comunicação do que aconteceu aos pacientes e suas famílias. Fizemos uma revisão da literatura sobre a abertura de informação da ocorrência de incidentes a nível individual e internacional, incluindo as perspectivas dos pacientes, dos profissionais da saúde e de outros grupos de interesse envolvidos, de modo a determinar de que maneira seria possível conciliar as necessidades de todos esses grupos.

Fontes de dados: Foi realizada uma revisão sistemática da literatura utilizando os termos de busca "segurança do paciente", "erro médico", "comunicação", "médicos", "profissionais da saúde" e "abertura de informação" [disclosure]. Foram incluídos todos os artigos ligados a experiências ou atitudes dos pacientes ou profissionais da saúde em relação à abertura de informação de incidentes.

Resultados: Tanto os pacientes como os profissionais da saúde apoiam a abertura de informação de eventos adversos aos pacientes e suas famílias. Os pacientes têm necessidades específicas, como a informação franca e em tempo oportuno, um pedido de desculpas quando apropriado e garantias sobre o cuidado futuro. Entretanto, a pesquisa sugere haver uma distância entre a prática ideal e a realidade. Embora a prestação do cuidado de saúde seja feita por equipes multidisciplinares, boa parte dos estudos realizados concentra-se nas experiências dos médicos. A pesquisa indica que outros profissionais da saúde também podem participar do processo de abertura de informação da ocorrência de incidentes e que as políticas de abertura de informação de incidentes deveriam refletir esse fato.

Conclusões: Esta revisão abrangente, que levou em consideração as perspectivas dos pacientes e de membros da equipe de saúde em múltiplas jurisdições, sugere que a prática de abertura de informação da ocorrência de incidentes pode ser aprimorada pelo fortalecimento das políticas e pelo apoio dos profissionais da saúde na abertura de informação dos eventos adversos. Uma maior transparência e sinceridade após a ocorrência de eventos adversos pode melhorar as relações entre pacientes e prestadores do cuidado.

Resumo Original:

Purpose: Adverse events are increasingly recognized as a source of harm to patients. When such harm occurs, problems arise in communicating the situation to patients and their families. We reviewed the literature on disclosure across individual and international boundaries, including patients', healthcare professionals' and other stakeholders' perspectives in order to ascertain how the needs of all groups could be better reconciled.

Data sources: A systematic review of the literature was carried out using the search terms "patient safety", "medical error", "communication", "clinicians", "healthcare professionals" and "disclosure". All articles relating to either patients' or healthcare professionals' experiences or attitudes toward disclosure were included. Results: Both patients and healthcare professionals support the disclosure of adverse events to patients and their families. Patients have specific requirements including frank and timely disclosure, an apology where appropriate and assurances about their future care. However, research suggests that there is a gap between ideal disclosure practice and reality. Although healthcare is delivered by multidisciplinary teams, much of the research that has been conducted has focused on physicians' experiences. Research indicates that other healthcare professionals also have a role to play in the disclosure process and this should be reflected in disclosure policies.

Conclusions: This comprehensive review, which takes account of the perspectives of the patient and members of the care team across multiple jurisdictions, suggests that disclosure practice can be improved by strengthening policy and supporting healthcare professionals in disclosing adverse events. Increased openness and honesty following adverse events can improve provider-patient relationships.

Fonte:
International Journal for Quality in Health Care : Journal of the International Society for Quality in Health Care / ISQua. ; 22(5): 371-9; 2010. DOI: 10.1093/intqhc/mzq042.
DECS:
atitude do pessoal de saúde, inquéritos epidemiologicos, erros médicos, garantia da qualidade dos cuidados de saúde