Colocar o "paciente" na segurança do paciente: um estudo qualitativo de experiências de consumo.

RATHERT , C. ; BRANDT, J. ; WILLIAMS, E. S.
Título original:
Putting the 'patient' in patient safety: a qualitative study of consumer experiences.
Resumo:

Contexto: Embora a segurança do paciente tenha sido amplamente estudada, poucos estudos examinaram diretamente as percepções dos pacientes e suas famílias (consumidores). Evidências sugerem que os profissionais envolvidos no cuidado de saúde têm definições de segurança diferentes dos consumidores. Por exemplo, os profissionais estão mais focados nos resultados, enquanto os consumidores podem estar mais focados nos processos. As percepções dos consumidores sobre a segurança do paciente são importantes por várias razões. Em primeiro lugar, os formuladores de políticas no cuidado de saúde têm encorajado os pacientes e as famílias destes a desempenharem um papel proativo para a garantia da segurança. Dessa forma, é necessário compreender como os pacientes a definem. Em segundo lugar, as percepções dos consumidores sobre a segurança podem influenciar resultados como a confiança e a satisfação ou a adesão aos protocolos de tratamento. Por fim, as perspectivas dos consumidores podem servir como um ponto de vista adicional para examinarmos sistemas e processos complexos para fins de implantação de iniciativas de melhoria da qualidade.

Objetivos: Examinar qualitativamente as percepções de consumidores de cuidado agudo sobre a segurança do paciente.

Desenho e métodos:  Trinta e nove indivíduos com uma internação hospitalar recente, com duração de uma noite, participaram de uma dentre quatro entrevistas em grupo. A análise seguiu uma abordagem analítica interpretativa.

Resultados: Foram identificados três temas básicos: comunicação, questões ligadas à equipe de saúde e administração de medicamentos. Os consumidores associaram problemas nos processos de cuidado, como atrasos ou falta de informações, à segurança, em vez de os enxergarem como problemas na qualidade do serviço. Os participantes concordaram que os pacientes precisam que seus familiares atuem como seus defensores.

Conclusões: Os consumidores parecem estar bastante cientes dos processos de cuidado que, do seu ponto de vista, representam riscos à segurança. Medidas perceptuais de segurança do paciente e qualidade podem ajudar a identificar áreas nas quais existe um maior risco de eventos adversos evitáveis.

Resumo Original:

Background: Although patient safety has been studied extensively, little research has directly examined patient and family (consumer) perceptions. Evidence suggests that clinicians define safety differently from consumers, e.g. clinicians focus more on outcomes, whereas consumers may focus more on processes. Consumer perceptions of patient safety are important for several reasons. First, health-care policy leaders have been encouraging patients and families to take a proactive role in ensuring patient safety; therefore, an understanding of how patients define safety is needed. Second, consumer perceptions of safety could influence outcomes such as trust and satisfaction or compliance with treatment protocols. Finally, consumer perspectives could be an additional lens for viewing complex systems and processes for quality improvement efforts.

Objectives: To qualitatively explore acute care consumer perceptions of patient safety.

Design and methods: Thirty-nine individuals with a recent overnight hospital visit participated in one of four group interviews. Analysis followed an interpretive analytical approach.

Results: Three basic themes were identified: Communication, staffing issues and medication administration. Consumers associated care process problems, such as delays or lack of information, with safety rather than as service quality problems. Participants agreed that patients need family caregivers as advocates.

Conclusions: Consumers seem acutely aware of care processes they believe pose risks to safety. Perceptual measures of patient safety and quality may help to identify areas where there are higher risks of preventable adverse events.

Fonte:
Health Expectations : an International Journal of Public Participation in Health Care and Health Policy ; 15(3): 327-36; 2012. DOI: 10.1111/j.1369-7625.2011.00685.x.
DECS:
Segurança do paciente, participação do paciente, pessoal de saúde, assistência a saúde