O que podemos aprender com os relatos dos consumidores sobre reações adversas psiquiátricas com o uso de antidepressivos? Experiências de registros feitos a uma associação de consumidores
Contexto: Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o custo das reações adversas a medicamentos (RAMs) na população geral é alto, e a subnotificação pelos profissionais da saúde é um problema reconhecido. Outra forma de aumentar a notificação de RAMs seria dar aos próprios consumidores a possibilidade de notificar a reação diretamente às autoridades. Na Suécia, os profissionais que prescrevem têm a obrigação de notificar RAMs graves à Agência de Produtos Médicos, mas não existem regras desse tipo em relação aos consumidores. A Associação de Consumidores para os Medicamentos e a Saúde (KILEN), uma organização independente sem fins lucrativos, deu aos consumidores a possibilidade de descrever suas percepções e experiências com o uso de medicamentos, de modo a fortalecer os direitos dos consumidores no setor da saúde. Este estudo teve o objetivo de analisar os relatos desses consumidores.
Métodos: Foram analisados todos os relatos enviados entre janeiro de 2002 e abril de 2009 a um sítio aberto na internet, na Suécia, no qual todos podem descrever suas experiências com o uso de produtos farmacêuticos. O foco da análise esteve nos efeitos adversos psiquiátricos comuns relacionados ao uso de antidepressivos. O consumidor podia relatar mais de uma RAM por medicamento.
Resultados: Durante o período estudado foram enviados mais de 665 relatórios, dos quais 442 tratavam de medicamentos antidepressivos. Esses relatórios incluíram 2392 RAMs, das quais 878 (37%) eram RAMs psiquiátricas. Dentre o total de relatórios, 75% tratavam de inibidores da recaptação de serotonina (ISRSs), e o restante de inibidores da recaptação de serotonina e noradrenalina (IRSN). As mulheres relataram mais RAMs psiquiátricas causadas por antidepressivos (71%) que os homens (24%). Mais RAMs psiquiátricas potencialmente graves foram relatadas à KILEN, e sintomas de abstinência após a interrupção do tratamento também foram descritos como um problema comum.
Conclusões: Este estudo indica que os relatos de consumidores podem trazer informações importantes sobre RAMs psiquiátricas mais graves provocadas pelo tratamento com antidepressivos. Os relatos de consumidores podem ser considerados um complemento à notificação tradicional de RAMs.
Background: According to the World Health Organization (WHO) the cost of adverse drug reactions (ADRs) in the general population is high and under-reporting by health professionals is a well-recognized problem. Another way to increase ADR reporting is to let the consumers themselves report directly to the authorities. In Sweden it is mandatory for prescribers to report serious ADRs to the Medical Products Agency (MPA), but there are no such regulations for consumers. The non-profit and independent organization Consumer Association for Medicines and Health, KILEN has launched the possibility for consumers to report their perceptions and experiences from their use of medicines in order to strengthen consumer rights within the health care sector. This study aimed to analyze these consumer reports.
Methods: All reports submitted from January 2002 to April 2009 to an open web site in Sweden where anyone could report their experience with the use of pharmaceuticals were analyzed with focus on common psychiatric side effects related to antidepressant usage. More than one ADR for a specific drug could be reported.
Results: In total 665 reports were made during the period. 442 reports concerned antidepressant medications and the individual antidepressant reports represented 2392 ADRs and 878 (37%) of these were psychiatric ADRs. 75% of the individual reports concerned serotonin-reuptake inhibitor (SSRI) and the rest serotonin-norepinephrine reuptake inhibitor (SNRI). Women reported more antidepressant psychiatric ADRs (71%) compared to men (24%). More potentially serious psychiatric ADRs were frequently reported to KILEN and withdrawal symptoms during discontinuation were also reported as a common issue.
Conclusions: The present study indicates that consumer reports may contribute with important information regarding more serious psychiatric ADRs following antidepressant treatment. Consumer reporting may be considered a complement to traditional ADR reporting.