O contexto, a cultura e a comunicação (não verbal) afetam a qualidade da passagem de casos clínicos

FRANKEL, R. M. ; FLANAGAN, M. ; EBRIGHT, P. ; BERGMAN, A. ; BRIEN, C. M. ; FRANKS, Z. ; ALLEN, A.
Título original:
Context, culture and (non-verbal) communication affect handover quality
Resumo:

Contexto: As transferências no cuidado de saúde, também chamadas de passagens de casos, continuam a representar um importante risco para a segurança do paciente. Embora pesquisas sobre a passagem de caso já venham sendo realizadas desde a década de 1980, nossos conhecimentos ainda são incompletos. Um número surpreendentemente baixo de intervenções foi avaliado rigorosamente e, dentre as intervenções examinadas, poucas resultaram em mudanças positivas de longo prazo. Os pesquisadores, tanto na área médica como em outras atividades de alta confiabilidade, concordam que as passagens feitas frente a frente são as mais confiáveis. Entretanto, não está claro o que a expressão "frente a frente" significa na prática.

Objetivos: Estudamos o uso de comportamentos não verbais, incluindo os gestos, a postura, a orientação corporal, a expressão facial, o contato visual e a distância física, na transmissão de informações durante as passagens de casos feitas frente a frente.

Métodos: Para avaliar esta questão e estudar o papel do comportamento não verbal na qualidade e na precisão das passagens de casos, filmamos 52 passagens de casos médicas, cirúrgicas e de enfermagem, que envolveram 238 pacientes. As gravações foram analisadas através de métodos de imersão/cristalização da análise de dados qualitativos. Uma equipe de seis pesquisadores reuniu-se semanalmente durante 18 meses para examinar os vídeos conjuntamente, usando uma abordagem de formação de consenso. Os pesquisadores atingiram o consenso a respeito de questões verbais, não verbais e físicas e verificaram os padrões existentes nos dados.

Resultados: Observamos quatro padrões de comportamento não verbal (CNV) durante as passagens de casos: (1) a atenção compartilhada, (2) a "mão de pôquer", (3) a interação paralela e (4) a consulta informal. Em termos de segurança, a atenção compartilhada foi considerada o elemento com o maior potencial de qualidade e confiabilidade; entretanto, ocorreu com pouca frequência, o que gera oportunidades de educação e melhoria.

Conclusões: A atenção em relação a padrões de CNV nas passagens de casos feitas frente a frente, associada à educação e à prática, pode melhorar a qualidade e a confiabilidade.

Resumo Original:

Background: Transfers of care, also known as handovers, remain a substantial patient safety risk. Although research on handovers has been done since the 1980s, the science is incomplete. Surprisingly few interventions have been rigorously evaluated and, of those that have, few have resulted in long-term positive change. Researchers, both in medicine and other high reliability industries, agree that face-to-face handovers are the most reliable. It is not clear, however, what the term face-to-face means in actual practice.

Objectives: We studied the use of non-verbal behaviours, including gesture, posture, bodily orientation, facial expression, eye contact and physical distance, in the delivery of information during face-to-face handovers.

Methods: To address this question and study the role of non-verbal behaviour on the quality and accuracy of handovers, we videotaped 52 nursing, medicine and surgery handovers covering 238 patients. Videotapes were analysed using immersion/crystallisation methods of qualitative data analysis. A team of six researchers met weekly for 18 months to view videos together using a consensus-building approach. Consensus was achieved on verbal, non-verbal, and physical themes and patterns observed in the data.

Results: We observed four patterns of non-verbal behaviour (NVB) during handovers: (1) joint focus of attention; (2) 'the poker hand'; (3) parallel play and (4) kerbside consultation. In terms of safety, joint focus of attention was deemed to have the best potential for high quality and reliability; however, it occurred infrequently, creating opportunities for education and improvement.

Conclusions: Attention to patterns of NVB in face-to-face handovers coupled with education and practice can improve quality and reliability.

Fonte:
BMJ Quality & Safety ; 21(suppl. 1): i121-8; 2012. DOI: 10.1136/bmjqs-2012-001482.
DECS:
Transferência da Responsabilidade pelo Paciente, segurança do paciente, pesquisa comportamental