Fatores humanos na passagem de casos clínicos: desenvolvimento e teste de uma "Ferramenta de Desempenho na Passagem de Casos" a ser utilizada por médicos durante as trocas de plantão.

PEZZOLENI, C. ; MANSER, T. ; SCHIFANO, F. ; KOSTRZEWSLI, A. ; PICKLES, J. ; HARRIET, N. ; WARREN, I.
Título original:
Human factors in clinical handover: development and testing of a 'handover performance tool' for doctors' shift handovers
Resumo:

Objetivo: Desenvolver e testar uma Ferramenta de Desempenho na Passagem de Casos (FDPC) que auxilie os profissionais envolvidos no cuidado de saúde a avaliar sistematicamente a qualidade e a segurança das trocas de plantão.

Desenho: O estudo utilizou uma variedade de métodos. Durante a fase de desenvolvimento da ferramenta, foram realizados uma revisão da literatura e um processo Delphi para reunir uma amostra de cinco habilidades genéricas não técnicas: comunicação, trabalho em equipe, liderança, consciência situacional e gestão de tarefas. A validade e a confiabilidade da FDPC foram avaliadas pela observação direta e durante sessões simuladas de passagem de casos registradas em vídeo.

Ambiente: O estudo foi realizado nas enfermarias de Pediatria, Obstetrícia e Ginecologia de um hospital distrital no Reino Unido.

Participantes: Trinta especialistas em fatores humanos participaram da fase de desenvolvimento. Foi pedido a 62 médicos de várias disciplinas que validassem a ferramenta.

Principais medidas de desfecho: Desenvolvimento do item, validade e confiabilidade da FDPC.

Resultados: A ferramenta desenvolvida foi composta de 25 itens. A comunicação, o trabalho em equipe e a consciência situacional explicaram, respectivamente, 55,5%, 47,2% e 39,6% da variação na classificação de qualidade feita pelos médicos. A FDPC apresentou boa consistência interna e confiabilidade interavaliadores (? de Cronbach = 0,77 e correlação intraclasse = 0,817).

Conclusões: A comunicação determinou a maior parte da qualidade nas passagens de casos. O trabalho em equipe e a consciência situacional também contribuíram independentemente para a classificação geral de qualidade. A FDPC demonstrou boa validade e confiabilidade, demonstrando que pode ser facilmente utilizada por avaliadores com diferentes níveis de experiência e em vários ambientes de cuidado. A FDPC pode ser utilizada para avaliar sistematicamente a qualidade da passagem de casos clínicos por médicos e também como uma ferramenta de ensino nas faculdades de medicina ou em programas de desenvolvimento profissional continuado para a prática autorreflexiva.

Resumo Original:

Objctive: To develop and test a handover performance tool (HPT) able to help clinicians to systematically assess the quality and safety of shift handovers.

Design: The study used a mixed methods approach. In the development phase of the tool, a review of the literature and a Delphi process were conducted to sample five generic non-technical skills: communication, teamwork, leadership, situation awareness and task management. Validity and reliability of the HPT were evaluated through direct observation and during simulated handover video sessions.

Setting: This study was conducted in the Paediatrics, Obstetrics and Gynaecology wards of a UK district hospital.

Participants: Thirty human factor experts participated in the development phase; 62 doctors from various disciplines were asked to validate the tool.

Main Outcome Measures: Item development, HPT validity and reliability. Results:<br />The tool developed consisted of 25 items. Communication, teamwork and situation awareness explained, respectively, 55.5, 47.2 and 39.6% of the variance in doctors rating of quality. Internal consistency and inter-rater reliability of the HPT were good (Cronbach's alpha = 0.77 and intra-class correlation = 0.817).

Conclusions: Communication determined the majority of handover quality. Teamwork and situation awareness also provided an independent contribution to the overall quality rating. The HPT has demonstrated good validity and reliability providing evidence that it can be easily used by raters with different backgrounds and in several clinical settings. The HPT could be utilized to assess doctors' handover quality systematically, as well as teaching tool in medical schools or in continuing professional development programmes for self-reflective practice.

Fonte:
International Journal for Quality in Health Care : Journal of the International Society for Quality in Health Care / ISQua. ; 25(1): 58-65; 2013. DOI: 10.1093/intqhc/mzs076.
DECS:
Plantão médico, qualidade de assistência a saúde, segurança do paciente, equipe de assistência ao paciente