Educação multiprofissional em comunicação em equipe: trabalhando juntos para melhorar a segurança do paciente

BROCK, D. ; ABU-RISH, E. ; CHIU, C. R. ; HAMMER, D. ; WILSON, S. ; VORVICK, L. ; BLONDON, K.
Título original:
Interprofessional education in team communication: working together to improve patient safety
Resumo:

Contexto: As falhas de comunicação nas equipes que prestam cuidados de saúde estão associadas a erros no cuidado de saúde e a resultados de saúde adversos. Esses achados aumentaram a ênfase no treinamento de futuros profissionais de saúde para que estes trabalhem de forma efetiva dentro de equipes. O modelo de treinamento em comunicação chamado Team Strategies and Tools to Enhance Performance and Patient Safety (TeamSTEPPS), amplamente empregado para treinar equipes que prestam cuidados de saúde, também tem sido utilizado, com menor frequência, para treinar equipes multiprofissionais de estudantes. Este estudo descreve a efetividade de um treinamento multiprofissional em TeamSTEPPS, baseado em simulações, e seus efeitos sobre as atitudes, os conhecimentos e as habilidades dos estudantes em relação à comunicação multiprofissional.

Métodos: Um total de 306 estudantes de medicina do quarto ano, estudantes de enfermagem do terceiro ano, estudantes de farmácia do segundo ano e estudantes do segundo ano do curso de formação de assistentes de médico [physician assistants] participou de um treinamento com duração de 4 horas, que incluiu uma sessão didática em TeamSTEPPS com duração de 1 hora e três sessões de simulação de equipes, com feedback, com duração de 1 hora. Os estudantes trabalharam em grupos igualmente distribuídos pelas profissões, seguindo um programa profissional numa área focal selecionada por eles próprios (cuidado agudo de pacientes adultos, pediátricos ou obstétricos). Utilizamos questionários de pré e pós-avaliação para examinar atitudes, crenças e oportunidades de observar ou participar dos comportamentos de comunicação na equipe.

Resultados: No total, 149 estudantes (48,7%) preencheram os questionários de pré e pós-avaliação. Encontramos diferenças significativas nas atitudes em relação à comunicação na equipe (p<0,001), à motivação (p<0,001), à utilidade do treinamento (p<0,001) e à autoeficácia (p=0,005). Observamos mudanças significativas nas atitudes em relação às seguintes habilidades trabalhadas pelo programa TeamSTEPPS: estrutura da equipe (p=0,002), monitoramento da situação (p<0,001), apoio mútuo (p=0,003) e comunicação (p=0,002). Os estudantes relataram mudanças significativas no conhecimento sobre o TeamSTEPPS (p<0,001), na defesa dos pacientes (p<0,001) e na comunicação nas equipes multiprofissionais (p<0,001).

Conclusões: A comunicação efetiva na equipe é importante para a segurança do paciente. Demonstramos os efeitos positivos de um treinamento multiprofissional de grande escala em TeamSTEPPS sobre as atitudes e os conhecimentos dos estudantes de quatro profissões.

Resumo Original:

Background: Communication failures in healthcare teams are associated with medical errors and negative health outcomes. These findings have increased emphasis on training future health professionals to work effectively within teams. The Team Strategies and Tools to Enhance Performance and Patient Safety (TeamSTEPPS) communication training model, widely employed to train healthcare teams, has been less commonly used to train student interprofessional teams. The present study reports the effectiveness of a simulation-based interprofessional TeamSTEPPS training in impacting student attitudes, knowledge and skills around interprofessional communication.

Methods: Three hundred and six fourth-year medical, third-year nursing, second-year pharmacy and second-year physician assistant students took part in a 4 h training that included a 1 h TeamSTEPPS didactic session and three 1 h team simulation and feedback sessions. Students worked in groups balanced by a professional programme in a self-selected focal area (adult acute, paediatric, obstetrics). Preassessments and postassessments were used for examining attitudes, beliefs and reported opportunities to observe or participate in team communication behaviours.

Results: One hundred and forty-nine students (48.7%) completed the preassessments and postassessments. Significant differences were found for attitudes toward team communication (p<0.001), motivation (p<0.001), utility of training (p<0.001) and self-efficacy (p=0.005). Significant attitudinal shifts for TeamSTEPPS skills included, team structure (p=0.002), situation monitoring (p<0.001), mutual support (p=0.003) and communication (p=0.002). Significant shifts were reported for knowledge of TeamSTEPPS (p<0.001), advocating for patients (p<0.001) and communicating in interprofessional teams (p<0.001).

Conclusions: Effective team communication is important in patient safety. We demonstrate positive attitudinal and knowledge effects in a large-scale interprofessional TeamSTEPPS-based training involving four student professions.

Fonte:
BMJ Quality & Safety ; 22(5): 414-23; 2013. DOI: 10.1136/bmjqs-2012-000952.
DECS:
Educação profissionalizante, equipe de assistência a saúde, equipe de assistência ao paciente, segurança do paciente, educação