Os pacientes podem notificar incidentes de segurança num ambiente hospitalar? Uma revisão sistemática

WARD, J. K. ; ARMITAGE, G.
Título original:
Can patients report patient safety incidents in a hospital setting? A systematic review
Resumo:

Introdução: Os pacientes são cada vez mais vistos como um elemento central da segurança do paciente. Um conjunto de estudos pequeno, porém crescente, sugere que os pacientes devem ter um papel na notificação de problemas de segurança num ambiente hospitalar. Esta revisão considera esse conjunto variado de trabalhos, tentando estabelecer um ponto de vista coletivo sobre a notificação realizada pelos pacientes em ambientes hospitalares.

Objetivos do estudo: Esta revisão faz a seguintes perguntas: (a) O que os pacientes podem notificar? (b) Em quais ambientes podem fazer notificações? (c) Em que momentos lhes é pedido que façam notificações? (d) De que forma lhes é pedido que façam notificações?

Método: Examinamos 5 bancos de dados (MEDLINE, EMBASE, CINAHL, HMIC (King's Fund) e PsycINFO) em busca de trabalhos publicados sobre a notificação, pelos pacientes, de "problemas" (utilizamos vários termos de busca) de segurança do paciente num ambiente hospitalar. Além disso, verificamos as listas de referências de todos os trabalhos incluídos em busca de estudos relevantes.

Resultados: Esta revisão incluiu 13 artigos. Todos eles tiveram sua qualidade avaliada por meio de um referencial de comparação de desenhos qualitativos e quantitativos. Os trabalhos foram então revistos com base nos objetivos do estudo.

Discussão: Os pacientes claramente se encontram numa posição que lhes permite notificar questões ligadas à segurança do paciente; entretanto, os artigos incluídos tiveram consideráveis variações de enfoque, desenho e análise, e todos careciam de uma base teórica. Em todos os artigos, a notificação foi solicitada ativamente aos pacientes, sem evidências que indiquem a notificação espontânea. O impacto do momento da notificação sobre a precisão das informações ainda precisa ser estabelecido, e muitos pacientes vulneráveis não são incluídos em estudos sobre a notificação por parte do paciente, o que potencialmente cria vieses e leva à subestimação do grau de notificação pelos pacientes. No futuro, a notificação pelos pacientes talvez faça parte de um "quebra-cabeça de detecção de erros", sendo usada ao lado de outros métodos como parte de um conjunto de instrumentos para a melhoria de qualidade.

Resumo Original:

Introduction: Patients are increasingly being thought of as central to patient safety. A small but growing body of work suggests that patients may have a role in reporting patient safety problems within a hospital setting. This review considers this disparate body of work, aiming to establish a collective view on hospital-based patient reporting.

Study Objectives: This review asks: (a) What can patients report? (b) In what settings can they report? (c) At what times have patients been asked to report? (d) How have patients been asked to report?

Method: 5 databases (MEDLINE, EMBASE, CINAHL, (Kings Fund) HMIC and PsycINFO) were searched for published literature on patient reporting of patient safety 'problems' (a number of search terms were utilised) within a hospital setting. In addition, reference lists of all included papers were checked for relevant literature.

Results:13 papers were included within this review. All included papers were quality assessed using a framework for comparing both qualitative and quantitative designs, and reviewed in line with the study objectives.

Discussion: Patients are clearly in a position to report on patient safety, but included papers varied considerably in focus, design and analysis, with all papers lacking a theoretical underpinning. In all papers, reports were actively solicited from patients, with no evidence currently supporting spontaneous reporting. The impact of timing upon accuracy of information has yet to be established, and many vulnerable patients are not currently being included in patient reporting studies, potentially introducing bias and underestimating the scale of patient reporting. The future of patient reporting may well be as part of an 'error detection jigsaw' used alongside other methods as part of a quality improvement toolkit.

Fonte:
BMJ Quality & Safety ; 21(8): 685-699; DOI: 10.1136/bmjqs-2011-000213.
DECS:
revisão, segurança do paciente, assistência hospitalar, notificação