Destaques 10 anos Proqualis: Indicadores de Segurança do Paciente

Coletânea traz os principais conteúdos sobre o tema publicados no nosso portal ao longo de uma década

Para promover e garantir cuidados de saúde mais seguros é crítico conhecer e mensurar os riscos à segurança e a magnitude dos eventos adversos e dos danos aos pacientes. Importa monitorar o desempenho dos serviços e a efetividade das ações e aprender com o que já ocorreu, permanecendo alerta para responder prontamente a novas ameaças. Para isso, existe consenso sobre a necessidade de um sistema efetivo para mensuração e monitoramento da qualidade e segurança dos cuidados de saúde, sem o qual o progresso na área permanecerá lento e árduo. 

Indicadores de segurança do paciente são medidas que visam identificar e monitorar eventos adversos ou riscos na prestação dos cuidados de saúde que podem ocasionar consequências indesejadas aos pacientes. De modo geral, como todo indicador de qualidade, eles costumam ser classificados, segundo o tipo de informação, em indicadores de estrutura, processo ou resultado. 

Internacionalmente, esforços têm sido empregados no desenvolvimento de indicadores de segurança do paciente, a exemplo da experiência pioneira da Agency for Healthcare Research and Quality (AHRQ). Os Patient safety indicators (PSI) são indicadores de resultados hospitalares, construídos com base em dados administrativos. A adaptação desses indicadores às diferentes realidades nacionais é uma estratégia mundial, inclusive no Brasil. 

Ampliar o escopo e a abrangência dos indicadores de segurança do paciente, quanto ao tipo de informação e ao setor de prestação de cuidados, ainda é um desafio para a maioria dos sistemas de saúde no mundo. 

Em seus 10 anos de existência, o Proqualis disponibilizou diversos conteúdos sobre esse tema. Apresentamos a seguir os mais relevantes:

1) Perfil nacional da segurança do paciente em hospitais dos EUA

2) Indicadores de segurança do paciente para hospitais de pacientes agudos: revisão sistemática

3) Indicadores de Segurança do Paciente

    - Indicadores de Gineco-obstetrícia

    - Indicadores de Prevenção e Controle de Infecção

    - Indicadores clínicos

    - Indicadores de Unidades de Terapia Intensiva de Adultos

    - Indicadores de Anestesia e Cirurgia

    - Indicadores de Medicamentos

4) Desenvolvimento de indicadores de segurança para monitoramento do cuidado em hospitais brasileiros de pacientes agudos

5) Definição de um roteiro para a harmonização de indicadores de qualidade na Medicina Laboratorial

6) Aula ‘Indicadores para Monitoramento da Qualidade em Saúde - Foco na Segurança do Paciente’

7) Desenvolvimento e validação de indicadores de boas práticas de segurança do paciente: Projeto ISEP-Brasil 

8) Identificação de um conjunto atualizado de indicadores de segurança da prescrição para médicos generalistas

9) Diagnóstico de enfermagem risco de sangramento como indicador de qualidade assistencial à segurança de pacientes

10) Mudanças na segurança hospitalar após a aplicação de penalidades no US Hospital Acquired Condition Reduction Program: um estudo de coorte retrospectivo