Destaques 10 anos Proqualis: Prevenção de pneumonia associada à ventilação mecânica

Autor institucional: 
Proqualis

Coletânea traz os principais conteúdos sobre o tema publicados no nosso portal ao longo de uma década

A pneumonia associada à ventilação mecânica (PAVM) é um dos tipos mais comuns de infecção relacionada à assistência à saúde em unidades de terapia intensiva e está associada a importantes taxas de morbidade e mortalidade e altos custos para o sistema de saúde. A fisiopatologia, a epidemiologia, o tratamento e a prevenção da PAVM têm sido intensamente estudados há décadas.

Os pacotes de medidas para a prevenção de PAVM preconizados utilizam intervenções variadas, com distintas abordagens em sua implementação. Existem diversos relatos na literatura científica referentes a drásticas reduções nas taxas de PAVM após a implementação de pacotes de intervenções. A experiência do Hospital das Clínicas de Porto Alegre, apresentada em uma das páginas de Experiências Brasileiras do portal Proqualis, é uma demonstração de que é possível reduzir e manter próxima de zero a incidência de PAVM.

O Proqualis, em seus 10 anos de existência, disponibilizou diversos conteúdos sobre esse tema. Apresentamos a seguir os mais relevantes:

1) Webinar ‘Prevenção de pneumonia associada à ventilação mecânica’ (Rodrigo Pires dos Santos, Comissão de Controle de Infecção, Hospital de Clínicas de Porto Alegre)

2) Prevenção de pneumonia associada à ventilação mecânica com antissépticos orais: revisão sistemática e metanálise (Labeau, S.O.; Van De Vyer, K.; Brusselaers, N.; Vogelaers, D.; Blot, S.I.)

3) A dinâmica do microbioma pulmonar durante a ventilação mecânica na unidade de terapia intensiva e sua associação com a ocorrência de pneumonia (Zakharkina, T.; Martin-Loeches, I.; Matamoros, S.; et al.)

4) O que há de novo na prevenção da pneumonia hospitalar na UTI? (Klompas, M.)

5) Manejo de adultos com pneumonia hospitalar e associada à ventilação mecânica: diretrizes de práticas clínicas 2016 da sociedade americana de doenças infecciosas e da sociedade torácica americana

6) Diretrizes para prevenção de pneumonia associada à ventilação mecânica e sua implementação. O pacote de intervenções espanhol “PAVM Zero” (Álvarez Lerma, F.; Sánchez García, M.; Lorente, L.; Gordo, F.; Añón, J. M.; Álvarez, J.; Palomar, M.)

7) Protocolo Assistencial de Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica (Hospital das Clínicas de Porto Alegre)

8) Taxa de Pneumonia associada à ventilação mecânica

9) Aula ‘Prevenção de Pneumonias Associadas à Ventilação Mecânica (PAVM)’ (Hospital das Clínicas de Porto Alegre)

10) Uma abordagem sistemática para o desenvolvimento de um pacote de medidas para a prevenção da pneumonia associada à ventilação mecânica (Speck, K.; Rawat, N.; Weiner, N.C.; Tujuba, H.G.; Farley, D.; Berenholtz, S.)