Destaques Dia Mundial da Segurança do Paciente 2021: Diretrizes Obstétricas para o Parto e o Nascimento Seguros

Autor institucional: 
Proqualis

Coletânea reúne importantes documentos sobre o tema publicados na literatura científica nacional e internacional e selecionados pelo Proqualis

Em 2021, a Organização Mundial da Saúde (OMS) escolheu como tema do Dia Mundial da Segurança do Paciente o ‘Cuidado materno e neonatal seguro’, com o slogan ‘Aja agora para um parto seguro e respeitoso’. Para apoiar a iniciativa, o Proqualis elaborou uma coletânea atualizada com artigos e outros materiais relevantes que abordam problemas de segurança no cuidado materno e neonatal.

A prestação de um melhor cuidado às mulheres durante o parto constitui um passo necessário para alcançar as metas fixadas pelo Estado brasileiro para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) de reduzir a mortalidade materna a 30 óbitos maternos /100.000 nascidos vivos e a mortalidade neonatal a 5 óbitos neonatais/1.000 nascidos vivos até 2030.

Para o alcance dessas metas, os profissionais da saúde, gestores de serviços de saúde, responsáveis pela elaboração de políticas e outros grupos de interesse devem dispor de diretrizes atualizadas e baseadas em evidências para orientar as políticas e práticas clínicas.

As três principais causas diretas e indiretas de óbitos maternos no Brasil são hipertensão arterial, hemorragia pós-parto e infecção puerperal.

Os transtornos hipertensivos da gravidez são uma causa importante de morbidade grave, incapacidade de longo prazo e morte tanto nas mães como em seus bebês. Em todo o mundo, representam cerca de 14% de todas as mortes maternas. Entre os transtornos hipertensivos que complicam a gravidez, a pré-eclâmpsia e a eclâmpsia se destacam como as principais causas de mortalidade e morbidade materna e perinatal. 

A hemorragia pós-parto (HPP) afeta cerca de 5% das mulheres que dão à luz em todo o mundo. Globalmente, quase um quarto de todas as mortes maternas está associado à HPP e, na maioria dos países de baixa renda, esta é a principal causa de mortalidade materna. 

As infecções bacterianas adquiridas em torno do momento do parto representam cerca de um décimo da carga global de mortalidade materna. Embora a maioria dessas mortes ocorra em países de baixa renda, as infecções relacionadas ao parto também são uma importante causa direta de mortalidade materna em países de alta renda. 

Para dar suporte à capacitação e atualização dos profissionais de saúde, apresentamos, a seguir, uma seleção de oito relevantes documentos sobre o tema ‘Diretrizes Obstétricas para o Parto e o Nascimento Seguros’:

1.    Hemorragia pós-parto: prevenção, diagnóstico e tratamento não cirúrgico

2.    Infecção pelo coronavírus (COVID-19) na gravidez

3.    Recomendações da OMS sobre a suplementação de cálcio antes da gravidez para a prevenção de pré-eclâmpsia e suas complicações

4.    Recomendações da OMS sobre o tratamento medicamentoso para hipertensão não grave na gravidez

5.    Recomendações da OMS: políticas de tratamento intervencionista versus expectante na pré-eclâmpsia grave antes do termo da gravidez

6.    Recomendações da OMS: uterotônicos para a prevenção de hemorragia pós-parto

7.    Recomendações da OMS sobre a prevenção e o tratamento de infecções maternas perinatais

8.    Diretrizes SOMANZ para a sepse na gravidez, 2017