Vacina da gripe: eficácia e efetividade

Em tempos de questionamentos sobre a vacina da Covid-19, Marcelo F. C. Gomes, pesquisador do PROCC/Fiocruz, fala em suas redes sociais sobre a proteção conferida por uma vacina usada mundialmente

Autor pessoal: 
Marcelo F. C. Gomes;

Nessa loucura em que estamos, quando tanto se fala de que a eficácia da vacina X é tanto, a eficácia da vacina Y é não sei qual, tu já paraste para pensar qual é a eficácia e a efetividade da vacina da gripe, que o mundo todo usa anualmente?

Pois prepara o mate, separa as bergamotas e confere aí rapidinho.

Em linhas gerais, qual a diferença entre eficácia e efetividade?

Eficácia é a proteção relativa observada em estudos de fase 3 (como as que estamos vendo para a Covid-19). Efetividade é a proteção observada na população após introduzida a vacina. Para saber mais sobre eficácia, efetividade e outros conceitos relacionados à imunização contra a Covid-19, clique aqui

Uma meta-análise publicada na revista The Lancet em 2012, por Osterholm e colaboradores, avaliou ensaios publicados entre janeiro de 1967 e fevereiro de 2011 e estimou a eficácia das vacinas trivalentes combinando os resultados publicados.

De 5.707 artigos, foram identificados 31 estudos (17 RCT e 14 observacionais). Dentre os estudos randomizados (RCT), 10 atendiam aos critérios de seleção para avaliar vacina trivalente em 6 temporadas de Influenza distintas, com uma eficácia combinada de 59% (51%-67%) em adultos entre 18-65 anos.

Já em relação à efetividade, o CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças), nos Estados Unidos, apresenta os dados de monitoramento no seu site desde a temporada 2009-2010 (lá as temporadas vão do meio de um ano até o meio do outro, para manter o inverno no centro da temporada) à temporada 2019-2020.

Resultado? A efetividade observada foi mínima em 2014-2015 (19%) e máxima em 2010-2011 (60%). Mas fica claro que oscila ao redor de 40%, aproximadamente.

Um monitoramento na Europa feito pelo ECDC (Centro Europeu de Controle e Prevenção de Doenças) também aponta para efetividade entre 30%-60%.

Lembrem-se disso antes de ficar se estapeando para saber se a eficácia da vacina X, Y, Z é de 50%, 75%, 95%. Atendendo ao critério de estimativa pontual de 50%, já é uma boa vacina para aplicação na comunidade. Não é à toa que esse é o critério sugerido pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

E quase me esqueço da cereja do bolo! Em termos de casos evitados, depois dessa salada toda de eficácia e efetividade, como é que fica?!

Voltamos aos dados do CDC. Na temporada 2019-2020 nos Estados Unidos, houve uma estimativa de aproximadamente 7,5 milhões de casos evitados, cerca de 3,7 milhões de visitas médicas evitadas, aproximadamente 105 mil hospitalizações associadas à gripe evitadas e cerca de 6,3 mil óbitos associados à gripe evitados.

Conecte-se a Marcelo F. C. Gomes no Twitter e no Facebook.