Contexto: O treinamento de profissionais de saúde em segurança do paciente constitui uma nova área da educação, da qual a avaliação das competências pertinentes deve fazer parte. Esta revisão procura identificar as ferramentas de avaliação disponíveis em diferentes domínios da segurança do paciente e avaliá-las segundo os quatro níveis de competência de Miller.
Métodos: Os autores pesquisaram as bases de dados PubMed, MEDLINE, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), Web of Science, psycINFO e Education Resource Information Center (ERIC), desde o início de cada uma delas até dezembro de 2010, em busca de artigos em inglês que analisassem ou descrevessem ferramentas para a avaliação individual de competências de segurança entre médicos ou enfermeiros. Foram excluídos os relatórios sobre a avaliação de habilidades técnicas, clínicas, de medicamentos ou de informação.
Resultados: Identificamos 34 ferramentas de avaliação em 48 estudos: 20 ferramentas para médicos, 9 para enfermeiros e 5 para ambos. Vinte dessas ferramentas avaliaram os dois mais altos níveis de Miller ("mostra como" e "faz") e 4 foram dirigidas a diversos níveis. A maior parte das ferramentas que alcançaram os níveis mais altos avaliou as habilidades de trabalho em equipe (17 ferramentas), a gestão de risco (15) e a comunicação (11). A estrutura interna (confiabilidade, 22 ferramentas) e a validade de conteúdo (14), quando descritas, foram moderadas. Só um pequeno número de ferramentas abordou a relação entre a ferramenta em si e outras avaliações (validade concorrente, preditiva, 8 ferramentas) ou entre a ferramenta e os resultados da educação (7 ferramentas).
Conclusões: Existem muitas ferramentas destinadas a avaliar as competências de segurança dos profissionais de saúde. Entretanto, ainda não foi criado um conjunto confiável e válido de ferramentas para um teste somativo que cubra todos os domínios da segurança do paciente nos quatro níveis de competência de Miller. Ainda assim, muitas ferramentas são úteis para a retroalimentação formativa.
Background: Patient safety training of healthcare professionals is a new area of education. Assessment of the pertinent competencies should be a part of this education. This review aims to identify the available assessment tools for different patient safety domains and evaluate them according to Miller's four competency levels.
Methods: The authors searched PubMed, MEDLINE, the Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), Web of Science, psycINFO and the Education Resource Information Center (ERIC) from the start of each database to December 2010 for English-language articles that evaluated or described tools for the assessment of the safety competencies of individual medical and/or nursing professionals. Reports on the assessment of technical, clinical, medication and disclosure skills were excluded.
Results: Thirty-four assessment tools in 48 studies were identified: 20 tools for medical professionals, nine tools for nursing professionals, and five tools for both medical and nursing professionals. Twenty of these tools assessed the two highest Miller levels ("shows how" and "does") and four tools were directed at multiple levels. Most of the tools that aimed at the higher levels assessed the skills of working in teams (17 tools), risk management (15 tools), and communication (11 tools). Internal structure (reliability, 22 tools) and content validity (14 tools) when described were found to be moderate. Only a small number of tools addressed the relationship between the tool itself and (1) other assessments (concurrent, predictive validity, eight tools), and (2) educational outcomes (seven tools).
Conclusions: There are many tools designed to assess the safety competencies of healthcare professionals. However, a reliable and valid toolbox for summative testing that covers all patient safety domains at Miller's four competency levels cannot yet be constructed. Many tools, however, are useful for formative feedback.