Glossário

responsabilização
accountable care organisation (ACO)

ACOs representam um modelo estadunidense de organização do cuidado, sendo compostas por grupos de médicos, hospitais e outros prestadores de serviços de saúde, que se juntam voluntariamente para proporcionar cuidado coordenado e de alta qualidade ao pacientes do Medicare. (http://innovation.cms.gov/initiatives/aco/)

adesão
diretiva antecipada

Documento legal que permite ao individuo comunicar suas decisões sobre cuidado de final de vida para familiares, amigos e profissionais de saúde, na eventualidade de estar incapaz de tomar estas decisões por si próprio, como por exemplo, estar inconsciente ou em coma (National Cancer Institute (http://www.cancer.gov/cancertopics/factsheet/Support/advance-directives)

suporte avançado à vida
eventos adversos dos medicamentos; eventos adversos relacionados a medicamentos
reações adversas a medicamentos
soluções à base de álcool para a higienização das mãos
variação percentual anual (VPA)
resistência antimicrobiana
cuidado adequado
viés de amostragem
técnica asséptica
cuidado de pacientes agudos
rede de cuidado agudo
fadiga de alarmes
fadiga de alarmes
redução absoluta de risco
carga de uma doença (condição) específica
contexto; antecedente
carga da doença
linha de base
estudo do tipo pré/pós; estudo antes e depois
estudo de referência
benchmarking; padrão de comparação; padrão de excelência
ferramentas de comparação com o padrão
melhores práticas
pacote de intervenções

Pequeno número de intervenções (geralmente 3 a 5) baseadas em evidência destinadas a um determinado tipo de paciente num determinado ambiente de cuidado que quando implantadas conjuntamente podem trazer resultados significativamente melhores do que quando implantadas individualmente (Resar R, Griffin FA, Haraden C, Nolan TW. Using Care Bundles to Improve Health Care Quality . IHI Innovation Series white paper. Cambridge, Massachusetts: Institute for Healthcare Improvement; 2012).

bundled payment

Método estadunidense no qual, o pagamento aos prestadores de cuidado de saúde é feito com base no custo estimado e predeterminado de um conjunto de serviços recebidos pelo paciente durante um episódio de cuidado. O conjunto de servicços incluidos no pagamento podem ser definidos de diferentes formas, cobrindo períodos variáveis e incluindo um ou múltiplos prestadores de cuidado. A intenção deste método de pagamento é diminuir os gastos com saúde, melhorando ou mantendo a qualidade do atendimento. (Bundled Payment: Effects on Health Care Spending and Quality: Closing the Quality Gap: Revisiting the State of the Science. August 2012. Agency for Healthcare Research and Quality, Rockville, MD.http://www.ahrq.gov/research/findings/evidence-based-reports/gapbundtp.html)

carga de doença
síndrome do esgotamento profissional
business case
bootstrapping
gerenciamento de doenças crônicas
infecções da corrente sanguínea associadas a cateter venoso central (ICS-CVC)
lista de verificação; checklist
cuidado de pacientes crônicos
diretriz clínica
promotor; profissional dedicado a promover
passagem de caso clínico
resultado clínico
itinerários clínicos

Mapa padronizado e interdisciplinar de cuidado para um determinado diagnóstico; norteia o plano de cuidado do paciente da admissão até a alta visando a obtenção de determinados resultados clínicos. Benefícios incluem melhor comunicação entre membros da equipe de cuidado, padronização da cuidado, ferramentas de documentação e avaliação, redução de custo e de tempo de internação e aumento da satisfação do paciente e dos familiares (Kinsman L, Rotter T,James E, Snow P, Willis J.What is a clinical pathway? Development of a definition to inform the debate (BMC Med. 2010; 8: 31)

prontuário; prontuário do paciente
ambientes de cuidado
profissionais clínicos

Profissionais com contato direto com o paciente

estudos de coorte para o monitoramento de eventos
modelo log complementar
adesão
lista de verificação; checklist
sistemas computadorizados de apoio à decisão

Páginas