Identificação do Paciente
Ferramentas

Folder elaborado pela equipe do Into destinado aos profissionais de saúde aborda pontos importantes na busca pela qualidade.
Cartilha elaborada pela equipe do Into contem informações para os pacientes com o objetivo de contribuir para sua qualidade de vida.

Folheto com orientações sobre as metas internacionais de segurança do paciente fornecido aos profissionais da instituição
Protocolo elaborado pelo INTO com o objetivo de identificar o paciente e assegurar o serviço ou tratamento ao paciente certo.
Aula

Identificar corretamente o paciente é o tema da aula preparada pela equipe do INTO
Literatura de interesse
Falhas organizacionais e de comunicação são fatores que contribuem para o risco de erros de identificação do paciente
A variabilidade e imprecisão dos procedimentos de identificação apontam a necessidade do uso de sistemas automatizados para a redução dos erros
A aplicação de lista de verificação da pulseira de identificação do paciente contribui para reduzir o número de eventos de identificação do paciente
Autores ressaltam a importância do desenvolvimento de uma infraestrutura de TI com soluções de longo prazo e capacidade de evoluir sem causar interrupções.
Estudo aborda modelo AMEF como ferramenta prática de gestão de riscos pré-analíticos na análise de gases sanguíneos
Autores destacam o impacto positivo dos sistemas de identificação do paciente por radiofrequência, sendo necessário mais estudos de avaliação da precisão
Erros de identificação ainda são comuns na França e podem estar associados a consequências significativas
Pesquisa sugere que o uso da pulseira de identificação não é frequentemente utilizado como ferramenta de gestão de risco pelos estudantes de enfermagem.
Modelo de segurança integrado descrito no estudo busca fornecer uma visão ampliada sobre os mecanismos de segurança do paciente.
Diretriz
Protocolo elaborado pelo Department for Health and Ageing, Government of South Australia, descreve as normas e os princípios para a identificação do paciente.