Prevenção de Infecções de Corrente Sanguínea Associadas a Cateter Venoso Central
Ferramentas
Documento elaborado pela Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro tendo como finalidade prevenir infecção de corrente sanguínea associada a cateteres centrais

Estratégia de prevenção do Hospital do Coração (HCor) incluiu a aplicação da lista de verificação e alcançou a redução de infecções associadas ao uso de cateter
Aula
Conjunto de perguntas e respostas abrangendo as questões e dúvidas mais frequentes sobre infecção de corrente sanguínea por uso de cateter.
Passo a passo produzido pelo Centre for Health Protection, Department of Health, Hong Kong Special Administrative Region, contendo recomendações sobre o uso de diferentes tipos de cateteres.
Literatura de interesse
Autores ressaltam o uso de linguagem explícita na política de práticas e procedimentos, equipe dedicada para qualidade e segurança e incorporação de lembretes no prontuário eletrônico
Estudo destaca predominância de organismos gram-negativos e multirresistentes e enfatiza a necessidade de intervenções mais rigorosas e vigilância contínua.
Início de rondas interdisciplinares de prevenção: redução de ICS-CVC em crianças gravemente enfermas
A implementação de rondas de prevenção de infecções na UTIN e na UTIP resultou em uma redução sustentada em ICS-CVC.
Autores desenvolveram programa de prática baseado em evidências que reduziu significativamente a taxa de ICS-CVC na UTI e melhorou o conhecimento das recomendações de prevenção.
Autores destacam a necessidade do desenvolvimento de programas de treinamento e revisão contínua para manter altos padrões na prevenção de infecções.
Estudo evidencia a extensa carga associada à bacteremia e fungemia de início hospitalar em pacientes hospitalizados nos EUA.
Curativos impregnados com gluconato de clorexidina podem reduzir a incidência de ICS-CVC e a colonização da ponta do cateter
Autores ressaltam a importância da obrigatoriedade das práticas de prevenção e controle de infecções complementada por um programa de incentivo
Pesquisa continua a fornecer suporte para o uso de tampas de barreira antissépticas para desinfecção passiva e contínua de conectores sem agulha.
Publicação voltada para a educação continuada nos cuidados com os cateteres venosos centrais.
Diretriz
Diretrizes para o diagnóstico, tratamento e prevenção de IPCS foram recentemente elaboradas pelas Sociedades Argentinas de Infectologia e de Terapia Intensiva.
Relatórios
Programa Nacional de Prevenção e controle de infecções relacionas à assistência à saúde (2013-2015).
Diretriz feita pela Anvisa preconiza ações voltadas para a prevenção e controle das IRAS no Brasil