Comunicação entre os especialistas e os médicos que encaminham pacientes: uma revisão de escopo
OBJETIVO: A comunicação durante consultas entre os médicos que encaminham os pacientes e os especialistas é frequentemente citada como uma fonte de eventos adversos, erros no cuidado de saúde e tratamento desrespeitoso entre profissionais. Embora a literatura existente se concentre no papel dos médicos encaminhadores, poucos estudos reconhecem o papel dos especialistas no trabalho para melhorar a comunicação durante as consultas. Esta revisão de escopo procura identificar e sintetizar as recomendações disponíveis para melhorar as práticas de comunicação pelos especialistas durante consultas em tempo real. DESENHO: Conduzimos uma revisão de escopo e redigimos este artigo de acordo com as diretrizes PRISMA e sua extensão para revisões de escopo. FONTES DE DADOS: Fizemos pesquisas nas bases de dados Medline, EMBASE e PsycINFO desde seu início até agosto de 2022. CRITÉRIOS DE ELEGIBILIDADE PARA A SELEÇÃO DE ESTUDOS: Publicações em inglês que descrevessem recomendações, estratégias ou referenciais para melhorar as práticas de comunicação pelos especialistas durante consultas em tempo real com os médicos encaminhadores. EXTRAÇÃO E SÍNTESE DE DADOS: A estratégia de pesquisa incluiu os seguintes conceitos: consulta, médico, comunicação, relações interprofissionais e melhores práticas. Dois autores realizaram, de forma independente, cada fase da triagem de títulos e resumos, revisão do texto completo e extração de dados. As discrepâncias foram resolvidas por um terceiro autor. Os dados extraídos foram analisados iterativamente e resumidos por tema. RESULTADOS: Ao todo, 16 publicações atenderam aos critérios de inclusão. A síntese das recomendações disponíveis identificou a organização, o domínio do tema e as habilidades interpessoais como três dimensões abrangentes e interconectadas da comunicação demonstradas pelos especialistas durante consultas efetivas. Doze estudos identificaram as habilidades interpessoais como fundamentais para mitigar o tratamento desrespeitoso, descrito como algo que ocorre com muita frequência durante este tipo de consulta. As recomendações existentes para melhorar as práticas de comunicação dos especialistas são limitadas, pois não promovem intervenções padronizadas nem abordam de forma aprofundada todos os três elementos identificados nesta revisão. CONCLUSÃO: Esta revisão de escopo sintetiza as recomendações disponíveis para melhorar as práticas de comunicação de médicos especialistas durante consultas em tempo real. Os resultados desta revisão podem servir como base para desenvolver ferramentas de comunicação ou intervenções educacionais, a fim de melhorar os processos de consultoria entre médicos.
OBJECTIVE: Communication during consultations between referring and consultant physicians is often cited as a source of adverse events, medical error and professional incivility. While existing literature focuses on the role of referring physicians, few studies acknowledge the role of consultant physicians in enhancing communication during consultations. This scoping review aims to identify and synthesise available recommendations to enhance the communication practices of consultants during real-time consultations. DESIGN: A scoping review was conducted and reported in accordance with the Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Reviews. DATA SOURCES: Medline, EMBASE and PsycINFO databases were searched from inception to August 2022. ELIGIBILITY CRITERIA FOR SELECTING STUDIES: English-language publications which describe recommendations, strategies or frameworks to improve the communication practices of consultant physicians during real-time consultations with referring physicians. DATA EXTRACTION AND SYNTHESIS: The search strategy included the following concepts: consultation, physician, communication, interprofessional relations and best practice. Two authors independently performed each phase of title and abstract screening, full-text review and data extraction. Discrepancies were resolved by a third author. Extracted data were iteratively analysed and summarised thematically. RESULTS: Sixteen publications met the inclusion criteria. Synthesis of available recommendations identified organisation, expertise and interpersonal skills as three overarching and interconnected dimensions of communication demonstrated by consultants during effective consultations. Twelve studies identified interpersonal skills as being critical in alleviating the widespread professional incivility that is reported during consultations. Existing recommendations to improve the communication practices of consultants are limited as they lack standardised interventions and fail to comprehensively address all three elements identified in this review. CONCLUSION: This scoping review synthesises available recommendations to improve the communication practices of consultant physicians during real-time consultations. An opportunity exists to develop communication tools or educational interventions based on the findings of this review to enhance interphysician consultation encounters.