Construção de instrumento de avaliação da transição segura do paciente na alta hospitalar

Luccas Melo de Souza
Maria da Graça Oliveira Crossetti
Resumo original

Objetivo:
Construir e validar o conteúdo de um instrumento de avaliação da qualidade da transição do cuidado e da segurança do paciente na alta hospitalar na perspectiva de enfermeiros.
Métodos:
Estudo metodológico, desenvolvido no Sul do Brasil entre abril de 2019 e janeiro de 2022, em três etapas: revisão integrativa e entrevistas semiestruturadas com seis enfermeiros para construção do instrumento; validação de conteúdo por comitê de 14 especialistas; e pré-teste com 20 enfermeiros. Empregou-se Índice de Validade de Conteúdo acima de 0,80.
Resultados:
Desenvolvido instrumento com 37 itens organizados em seis domínios: estrutura; planejamento de alta; orientações sobre cuidados; encaminhamento para continuidade de cuidados; cultura de segurança, e resultado da transição do cuidado. O Índice de Validade de Conteúdo geral foi 0,93.
Conclusões:
o instrumento apresentou validação de conteúdo e contribui para a compreensão da transição do cuidado no contexto nacional, propondo mudanças para qualificar e fortalecer a segurança do paciente na alta hospitalar.
 

Revista
Revista Gaúcha de Enfermagem
Data de publicação
doi
doi.org/10.1590/1983-1447.2022.20220222.pt