Construção e avaliação de um ambiente virtual de aprendizagem para liga de segurança do paciente
Introdução:
O Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) tem o objetivo de promover a qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos de saúde do país, bem como fomentar a inclusão do tema segurança do paciente no ensino técnico, de graduação e pós-graduação na área da saúde. Tornou-se, assim, um desafio para as instituições de ensino superior (IES) no que tange à discussão e aplicação de práticas que minimizem a ocorrência de incidentes na assistência à saúde. O uso de recursos como as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) surge como um aliado importante, uma ferramenta que, além de tornar acessíveis as informações, utiliza-se de linguagem que desafia a capacidade de interação social e cognitiva dos graduandos.
Objetivo:
Desenvolver e avaliar um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) para Liga de Segurança do Paciente (LSP) utilizando a ferramenta Google Classroom.
Metodologia:
Estudo descritivo e quantitativo, realizado com alunos regularmente matriculados no primeiro ano do curso de graduação em enfermagem de uma instituição de ensino do noroeste paulista e participantes da Liga de Segurança do Paciente. A trajetória metodológica foi fundamentada em quatro etapas concepção e planejamento, desenvolvimento, implementação e avaliação.
Resultados:
Após as etapas de concepção, planejamento e desenvolvimento, com a definição do público alvo, objetivos educacionais, recursos, técnicas de modelagem e tema abordados, foi desenvolvido o AVA, com a inserção de conteúdos pedagógicos e de ambientação, bem como instruções e dicas de uso da ferramenta. A avaliação pelos alunos baseou-se nos aspectos de medida de qualidade de uso de software segundo a NBR ISO/IEC 14598-6, abordando eficácia, produtividade, segurança e satisfação, tendo como resultado 95% de concordância total quanto à eficácia e produtividade, 87,5% de concordância total quanto à segurança e satisfação e avaliação geral classificada como excelente por 87,5% dos participantes.
Conclusão:
O uso do AVA na Liga de Segurança do Paciente foi avaliado positivamente pelos acadêmicos, contribuindo para o desenvolvimento de suas habilidades, aliando domínio do conteúdo teórico, autonomia e segurança na realização das atividades práticas.